FOTO-06Durante a Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável – ESTC14,  no mês de abril, em Bonito (MS), será lançada a  primeira empresa que coloca a sustentabilidade como protagonista na administração hoteleira

        Na contramão do crescimento das grandes redes hoteleiras, um grupo de empresários paulistas engrossa o universo dos empreendimentos independentes e apresenta um novo conceito para o mercado do ecoturismo e da gestão hoteleira. O que motiva a iniciativa é que atualmente hotéis independentes somam 90% do mercado nacional hoteleiro. E é exatamente nesta fatia que estão os futuros e potenciais clientes da Haber Hotelaria, uma nova administradora que nasce voltada para a sustentabilidade e a catalisação de todos os processos operacionais de um hotel.

Dados da WTO (World Turism Organization) apontam,  que em todo o mundo,  o ecoturismo já é praticado por cerca de 5% do contingente total de viajantes, com perspectivas de um crescimento acima da média do mercado turístico convencional, com projeção de 20% ao ano. Isso pode transformar este mercado em um dos mais promissores, principalmente com significativas reservas naturais, como os da América Latina.

A empresária Patrícia Haberkorn, Diretora Executiva da Haber Hotelaria, ressalta que os empreendedores só conseguirão se beneficiar deste aquecimento se apressarem a profissionalização da gestão dos hotéis independentes. Ela diz isso, porque também dirige, em São Paulo,  o Hotel Fazenda Spaventura, que oferece sustentabilidade total nos serviços e comemora bons resultados com o investimento.  “A Haber Hotelaria vai ampliar as expectativas. O setor está com uma significativa presença no mercado hoteleiro nacional, é o momento de valorizarmos o conceito de sustentabilidade e atender quem  busca níveis satisfatórios de lucratividade na operação dos negócios com o ecoturismo”, disse.

A empresa já conta com três clientes  Hotel Montanhas do Japi (Jundiaí-SP), e Bananal Ecolodge (Ubatuba-SP) e o Hotel Fazenda Spaventura (Ibiúna-SP). “Acho que o ponto mais importante de convergência entre uma administradora hoteleira e o ecoturismo é provar que é possível,  ao mesmo tempo,  ser um empreendimento ecologicamente correto e altamente lucrativo”, afirmou Luiz Arthur Medeiros, consultor hoteleiro e, também,  sócio do novo negócio. Para atingir esta meta vão oferecer serviços essenciais como: administração específica; gestão e divulgação comercial centralizada, sob a bandeira da rede hoteleira; treinamentos específicos para toda a cadeia de serviços hoteleiros;   convênios e parcerias com grifes relacionadas a hotelaria,  de acordo com o perfil de cada empreendimento;  e um pacote de fornecedores exclusivos e desenvolvidos de acordo com as demandas dos empreendimentos da rede. Há ainda um diferencial, pois a empresa transfere para seus clientes  um modelo de gestão hoteleira baseada em 10 princípios que aliam bem-estar, ética, responsabilidade e resultados na prestação de serviços.

 

Os números da Haber Hotelaria

 

Mercado: hotelaria independente, que  ocupa 85% do mercado hoteleiro no Brasil

Investimento inicial no negócio: R$ 1,5 milhão de reais

Expectativa: O negócio projeta para cinco (5) anos uma margem de lucro de cerca de 50%. A rede já começa suas operações com três empreendimentos integrados.