Ponte Octávio FriasNo próximo sábado (28), os principais cartões postais da cidade de São Paulo devem ficar com as luzes apagadas por uma hora em protesto contra o aquecimento global. A ação intitulada a “Hora do Planeta” –promovida pela ONG (organização não-governamental) WWF Brasil– acontece em cerca de 1.800 cidades em todo o mundo.

As atrações de São Paulo que ficarão “apagadas” neste sábado são: a ponte Octavio Frias de Oliveira; o Monumento às Bandeiras; o viaduto do Chá; o Teatro Municipal, o estádio do Pacaembu, o Obeslico e o Parque do Ibirapuera. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, as luzes devem permanecer apagadas das 20h30 às 21h30. É a primeira vez que a cidade participa da campanha.

“O movimento quer chamar a atenção das pessoas para a importância da preservação dos recursos naturais. Existem fontes que não são renováveis, portanto devemos usá-las com responsabilidade”, disse o prefeito Gilberto Kassab, que assinou nesta segunda-feira o termo de adesão ao ato simbólico.

A “Hora do Planeta” –conhecida internacionalmente como “Earth Hour” foi lançada em 2007 em Sidney, na Austrália. Em 2009, a expectativa é que a campanha atinja um bilhão de pessoas no mundo.

Em fevereiro, o Rio também oficializou sua participação na campanha. Na cidade, serão desligadas as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Parque do Flamengo e da orla de Copacabana.

A campanha já deixou às escuras alguns dos principais ícones mundiais, como o Coliseu, em Roma, e a ponte Golden Gate, em São Francisco.

Em São Paulo, alguns prédios também aderiram à ação e devem ficar uma hora sem luz, como o edifício Copan e o Museu de Arte Moderna.

Fonte: Folha Online

Foto: Marcos Leal