A Emirates negocia com a Infraero (estatal que administra os principais aeroportos do Brasil) para começar a operar com o superjumbo A-380 no aeroporto de Guarulhos a partir de dezembro, informa reportagem de Ricardo Gallo e Mariana Barbosa para a Folha.

íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A companhia dos Emirados Árabes já recebeu o sinal verde da Infraero para iniciar a operação.

Com capacidade para até 853 passageiros, dependendo da configuração, o Airbus A-380 é o maior avião de passageiros do mundo.

Com dois andares e 478 metros quadrados de área de cabine, o avião tem lounge, bar e camas privativas na primeira classe.

Da ponta de uma asa a outra, são 60 metros, o que exige adaptações em alguns aeroportos. No caso de Guarulhos, falta apenas acertar o horário do voo.

Segundo o superintendente de gestão operacional da Infraero, Marçal Goular, Guarulhos “suporta o desembarque dos passageiros do A-380 desde que seja fora do horário do pico”.

Os horários solicitados pela Emirates eram 18h30 para pouso e 1h para decolagem, mas atingem os horários de pico do aeroporto, momento em que há maior volume de passageiros. A Infraero, por sua vez, propôs à companhia aérea um novo horário: entre 16h e 16h30 para o pouso e 2h para a decolagem.

A Emirates confirmou o interesse em utilizar o aeroporto brasileiro com o A380 nos voos com destino a Dubai.

Atualmente, são 15 aparelhos A-380 em funcionamento, além de outros 75 sob encomenda.

 

O Airbus A-380, que deve ser operado em Guarulhos pela Emirates

O Airbus A-380, que deve ser operado em Guarulhos pela Emirates

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Folha