Programa Brasil Voluntário vai auxiliar turistas durante a Copa (crédito: Divulgação)

Programa Brasil Voluntário vai auxiliar turistas durante a Copa (crédito: Divulgação)

46 mil pessoas se candidataram para ajudar em diversos setores durante a Copa do Mundo

O programa de voluntariado do governo federal para a Copa do Mundo atraiu mais de 46 mil inscritos. Os selecionados serão convocados por e-mail até 27 de março e passarão por treinamento a distância, dividido em módulos. O treinamento segue até 18 de abril. Na sequência, haverá nova seleção para a capacitação presencial. A avaliação levará em conta o aproveitamento e a assiduidade na capacitação virtual. O treinamento presencial será realizado nas 12 sedes, entre abril e maio. Até 1.500 pessoas por cidade-sede serão selecionadas para atuar durante o mundial.

A ação, integrada com o programa de voluntariado da FIFA, envolverá auxílio a torcedores, visitantes e imprensa não credenciada em aeroportos, áreas de fluxo (como centros comerciais e pontos turísticos), entorno dos estádios e eventos de exibição pública, além de áreas de mobilidade urbana (como terminais de ônibus e estações de metrô) e centro aberto de mídia nas cidades onde este serviço estiver disponível. A cidade com maior número de inscritos foi São Paulo, com 6.203 interessados. Na sequência aparecem Manaus (5.130) e Rio de Janeiro (4.976).

Para participar, os requisitos básicos de inscrição foram idade superior aos 18 anos e disponibilidade para atuar no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados, em turnos de 4 horas diárias. A seleção também levará em conta a participação nos treinamentos virtual e presencial (assiduidade e desempenho), perfil compatível com a área de atuação e número de vagas em cada área de atuação.

Fonte: Ministério do Esporte