Briefing da palestra que Hercules Góes vai pronunciar daqui a duas horas no Fórum multilateral de negócios do Mercosul no Hotel Pestana em Salvador na Bahia promoção da Federação das Câmaras Brasil Venezuela.

 

1 –  O venezuelano Bolívar inicio de tudo no século XVIII – o sonho da integração latino americana  junto com os libertadores argentino San Martin e Paraguai.

2- O sonho da integração das Américas sempre teve permeado pela viés da importância da energia e da viés ambiental.

3. Cronologia dos acontecimentos 1987 – prêmios de ecologia e integração em Rondônia na Amazônia Brasileira prevendo os acontecimentos dos ano 1990 com a criação em 1991 do tratado de assunção que criou o Mercosul, claro lembrando que os primeiros passos foram dados em 1941 antes da segunda guerra com a discussão da união aduaneira entre brasil e argentina interrompido pelos ataques de Pearl Harbour.

4 – 1948 a criação da Cepal aumenta com um movimento integracionista – 1958 com o ABC Alalc em 1960 e ALADI e grupos sub regionais como pacto andino – CARICOM – COMECOM.

5 – o MERCOSUL iniciado em 1994 abriu horizontes em 1994 para a África o sul e ambicionada a ALCSA e depois virando ALCA e mais tarde a ALBA

6 – Rubens Barbosa um os diplomatas brasileiros lidere da iniciativa amazônica em 1991 e 1995 na Europa abriu e ampliou horizontes e discussão com integração na Guiana, Roraima, Suriname, Bolívia e suas áreas fronteiriças, e interpendência andino, Caricom e Mercosul

7 – o meio ambiente e o comercio exterior tem efeitos na politica comercial e ambiental, uso do comercio para atingir objetivos ambientais

8 – em 1991 grandes junções com os países Cuba, Venezuela, dando os primeiros passos em encontros na amazônica Rondônia e a proposta inovadora do merco Norte – e a tese da nossa lavra do jornal ecoturismo da criação do bloco norte do Mercosul que propunha naquele idos a formação de um bloco juntando interesses dos países amazônicos aos estados amazônicos – com chancela do então pres. do Brasil FHC e a proposta de uma saída para o pacifico para aumentar as perspectivas de negócios, abrindo o mar para a Bolívia e demais países, sonho de mais de uma centena analizando com a formatação final da rodovia interoceânica ou rodovia do pacifico juntando por terra desde Ro, Acre ate o Peru e chegando a Bolívia por asfalto abrindo negócios entre os países e estados amazônicos, culturalmente e socialmente.

9 – Estrada ligando Porto Velho a Manaus em andamento e a estrada ligando Manaus a Boa Vista e depois a Santa Helena na Venezuela, abrindo os horizontes para integração – nao se faz integração sem caminhos além dos aéreos, pela terra e pelas hidrovias da Madeira, do Amazonas, rios do Equador, Peru, que se juntam e aprofundam as sinergias entre os povos.

10. Odisseias como a estrada de Ferro Madeira Mamoré neste centenário completando em dezembro este evento pelas encachoeiradas rotas do Rio madeira e suas usinas hidrelétricas do rio como, Jirau, Santo Antônio e agora o linhão de transmissão desde PVH ate Araraquara.

11. Viagens de integração entre os povos amazônicos brasileiros e peruanos e agora rota turística Andes, pacifico e Amazônia e a Venezuela na sequencia com negócios e turismo.

12. Ecoexpedição climática marcas sustentáveis do Brasil em março deste ano e ainda nesta semana expedição desbravadora saindo do porto de Santos no atlântico ate o Porto de Matarani e ilo no Peru, e depois voltando pelos portos de Arica e Iquique no Chile.

13. Ainda em 1992 e 1993 e 1994 promovendo esta ideia da integração latino americana pelos estados amazônicos e as saídas para o pacifico realizando seminário internacional do Bloco Norte do Mercosul realizamos este projeto que o presidente Marcondes esta a implementar de etinerância e fomos visitando os presidente do Chile, Argentina, Bolivia, Paraguai e Uruguai e convidando os para seminário juntando numa mesma roda 8 países com embaixadores, ministros que foram amalgamando projetos que estiveram em Londres na Inglaterra com cobertura dos jornais ingleses The Observer e The Daily Telegraph interessados nestes projetos integracionistas amazônicos, nas saída para o pacifico e promoção de bens como a estrada de ferro Madeira Mamoré e ícones como o forte príncipe da beira na divisa do vale do Guaporé.

14- nesta década os primeiros cotados para integrar com os tigres asiáticos em Hong Kong com o embaixador Brasileiro Arnaldo Carrilo, visando construir rota para venda os produtos para indonésia, China, Coreias e seus grãos e comódites para aumentar a força Brasileira nestes mercados.

15. Este seminário de hoje de Salvador é parte integrante destes esforços integracionistas, com preservação ambiental e com energia bem como o XI seminário Internacional de Sustentabilidade que realizaremos dia 29 e novembro no Uniron Shopping com a provável presença do embaixador Arvelaz e convidado Nicolas Maduro – Vice da Venezuela e com a simpatia do ministro Marco Aurélio Garcia, com quem temos conversado a respeito dos avanços destas negociações no ano em que a Venezuela ingressou como grande ato no Mercosul, projeto que nossas câmaras de comercio estão defendendo desde 1995 com o seminário Venezuela Mercosul com Franco Montoro, Marcondes, Hercules Góes, depois em 2007 com Hugo Chavez em Manaus e agora em 2012 em Brasília com o oficial ingresso venezuelano depois de uma luta nossa no congresso nacional brasileiro e abrindo a perspectiva para o novo encontro da presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2012 ampliando estes negócios entre o Brasil Venezuela e demais países atores principais de uma grande ação de integração pelo meio ambiente, turismo e negócios no ano internacional das energias sustentáveis para todos

 

Hercule Góes, autor de vários livros sobre o tema, Presidente da Câmara de Comercio Brasil Venezuela de Rondônia e Diretor da Federação das Câmaras de Comércio Brasil Venezuela.

 

Link do fórum = https://www.facebook.com/events/271497992969859/