Leitura de livros, discussões em sala de aula e produção de textos são planos de ensino comuns em disciplinas da área de Humanas. Já no Colégio Oswald de Andrade, tão importante quanto incentivar a reflexão e a produção por parte dos alunos, é o diálogo e o trabalho conjunto também entre professores e as diferentes disciplinas, transformando a interdisciplinaridade em algo bem concreto.

É o que acontece, por exemplo, nas aulas de Psicologia, Produção de Textos e Sociologia do 1º ano do Ensino Médio do Colégio. Em parceria, os professores escolheram o livro Niétotchka Niezvânova, de Fiódor Dostoiévski, para seu novo trabalho interdisciplinar. O livro, que conta a história de vida dramática da garota Niétotchka desde os oito anos até os 16, traz os conflitos internos da adolescente em meio aos acontecimentos da sua vida e da sua relação com as pessoas e o mundo ao seu redor.

Com o objetivo de discutir principalmente o ambiente escolar na formação pessoal, as disciplinas propõem a leitura de capítulos para discussão em sala de aula, tanto no âmbito da Psicologia quanto da Sociologia. Em Produção de Textos, os alunos fazem a leitura junto com o professor, comentando passagens e elaborando textualmente suas próprias reflexões. Todo o conteúdo integra a Síntese Avaliativa Trimestral do Colégio, avaliação que traz questões interdisciplinares de todos os cursos.

“A interdisciplinaridade é uma aposta do Colégio”, explica o professor de Língua Portuguesa Adriano Guilherme de Almeida. “A gente acredita que um aluno pode entrar em uma discussão em Psicologia ou em Sociologia de modo mais intenso pelo fato de estar lendo um texto literário em que essas questões estão incorporadas”.

Marcella Monteiro de Souza, professora de Psicologia do Oswald, considera importante o modo como as obras são escolhidas e estudadas entre as disciplinas. “Mais do que uma visão integrada do conteúdo, os alunos podem desenvolver uma visão de mundo menos fragmentada. O mesmo objeto pode ser visto de diversas perspectivas. É um modo de relacionar o conhecimento e o mundo com mais profundidade”, declara a professora.

Trabalhar em conjunto com os outros professores também é gratificante, de acordo com a ela. “Além de ser possível conhecer mais a disciplina do seu colega, há um fortalecimento do trabalho em equipe. A gente também aprende com essa troca”, afirma.

Energia Nuclear

Outro bom exemplo de trabalho interdisciplinar foi o que fizeram os professores de Física, Biologia, Química e Geografia com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A partir do tema “Energia Nuclear”, os quatro professores desenvolveram uma aula conjunta que foi realizada no Auditório do Colégio.

“A aula foi preparada por todos os professores. Cada um montou sua própria apresentação”, conta o professor de Física Jacó Izidro de Moura. Foi discutido o processo da construção da bomba, os efeitos da radioatividade na genética humana, a energia nuclear usada em benefício do homem (como o uso em reatores para geração de eletricidade e a utilização na medicina), e a contextualização histórica na Guerra Fria.

Ao final do trabalho, os alunos foram divididos em grupos e apresentaram um seminário sobre o tema, que foi avaliado em banca pelos professores. “A experiência de aula conjunta foi muito rica. Os alunos se dedicaram bastante nos seminários, foi tudo muito bom”, lembra Jacó.

Jacó afirma ainda que o principal objetivo do projeto, além de incentivar o trabalho em equipe entre os grupos, foi o de mostrar a importância do diálogo entre as disciplinas. “A compartimentação do ensino não se verifica na Ciência de verdade. Na Ciência, as áreas não trabalham sozinhas”, ressalta.

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