Eles pedem que usuários mandem mensagens ao presidente Lula. Medida de regularização fundiária depende de sanção presidencial.

No Twitter, rede de microblogs que cresce rapidamente na internet, usuários estão se mobilizando para pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o veto à medida provisória 458/2009, que trata da regularização de terras na Amazônia.

Com links para páginas de ONGs como WWF e Greenpeace, ou com mensagens próprias, os usuários da rede fazem campanha para que outros internautas mandem mensagens ou telefonem ao gabinete do presidente solicitando o veto.

No Twitter predominam os internautas contrários à medida – ou, pelo menos, predominam aqueles que se manifestam contra ela.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (10), que irá vetar os artigos incluídos pelo Congresso na MP, que trata da regularização fundiária na Amazônia. O objetivo é manter o texto original do governo, segundo a agência Reuters.

“O que vier em excesso (do Congresso), eu vou vetar”, disse o presidente em entrevista à agência. O Senado aprovou a MP há uma semana.

Criada para organizar a bagunça de terras na região, ela permite que o governo doe ou venda, sem licitação, terras de até 15 km² – área equivalente a cerca de dez vezes o parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Um dos grandes pontos de discórdia a respeito da MP é o dispositivo permitindo que empresas pudessem ser beneficiadas com a nova lei. Outro ponto polêmico é o que obriga os proprietários de terrenos de até 400 hectares a permanecerem dez anos na terra antes de poderem vendê-la, enquanto donos de terras entre 400 e 1.500 hectares podem comercializar seus lotes em três anos.

Do Globo Amazônia, em São Paulo