Segundo a Fazenda paulista, queda representa a média de todos os veículos; automóveis terão redução de 3,34%

Contribuinte receberá Aviso de Vencimento em casa; pagamento à vista, em janeiro, terá desconto de 3%

MARCOS CÉZARI
DE SÃO PAULO

Os donos de veículos usados pagarão, em média, 3,75% menos IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para licenciar seus veículos em 2012 no Estado de São Paulo.

A tabela com os valores venais (de mercado) dos veículos foi divulgada ontem pela Secretaria da Fazenda paulista. Esses valores servirão de base para o cálculo do IPVA de 2012. A pesquisa de preços dos veículos foi realizada em setembro pela Fipe.

Segundo a Fazenda, o imposto dos automóveis terá queda média de 3,34%; o das motos, de 5,56%; o dos caminhões, de 1,87%; o dos ônibus e micro-ônibus, de 1,77%; e o dos utilitários, de 3,0%.

Para chegar ao valor do imposto a ser pago, o contribuinte deve entrar no site www.fazenda.sp.gov.br e digitar o número do Renavam do veículo. A tabela estará disponível a partir de segunda-feira, dia 21 deste mês.

Uma vez obtido o valor venal, será preciso multiplicá-lo pela alíquota do imposto, conforme o combustível e a característica do veículo.

O pagamento do imposto (primeira cota ou parcela única, com desconto de 3%) começa no dia 11 de janeiro para os donos de veículos de passeio, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos com placas de final 1. No dia 24 vence o pagamento para as placas final zero.

Em 13 de fevereiro começa a vencer a segunda cota ou a parcela única sem o desconto de 3% para as placas final 1 (para final zero o pagamento vence em 29 de fevereiro).

Em 13 de março começa a vencer a terceira (e última cota) para as placas final 1. Em 26 de março vence o prazo para as placas final zero.

O contribuinte que desejar antecipar o pagamento do IPVA ainda neste ano poderá fazê-lo a partir do dia 20 de dezembro.

A Fazenda começa a enviar, na segunda quinzena de dezembro, o Aviso de Vencimento para os proprietários de veículos licenciados no Estado. O comunicado é apenas um lembrete -não é boleto nem guia de pagamento. Serão enviados 14,87 milhões de avisos (a frota tributável).

fonte: folha de sp