Cinegrafista registra imagens em reserva no Mato GrossoPara promover os destinos que têm como foco a sustentabilidade ambiental, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), realizou esta semana viagens com jornalistas da Alemanha e dos Estados Unidos (press trips) que atuam em veículos de comunicação e instituições internacionais para divulgar destinos ecologicamente responsáveis.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, foi o local apresentado à imprensa alemã. Este país é conhecido por seu grande interesse em ecoturismo, natureza ou aventura, que, segundo aponta o estudo Demanda Turística Internacional de 2007, figuram como motivação de 32,6% dos alemães em visitar o Brasil.

Além de mostrar o programa de ecoturismo que é desenvolvido na Reserva Mamirauá desde 1998, a viagem ajuda a divulgar a diversidade cultural e natural da região, assim como os costumes dos ribeirinhos que vivem e atuam na unidade de conservação. A visita, que começou no dia 7, termina hoje (15).

Alta Floresta, no Mato Grosso, também foi cenário para a divulgação de destinos e projetos sustentáveis para os jornalistas norte-americanos ligados à Green Living Project – companhia de mídia, marketing e entretenimento que apresenta iniciativas sustentáveis de sucesso ao redor do mundo. A viagem aconteceu entre os dias 6 e 12 de abril.

Na ocasião, os jornalistas captaram imagens e depoimentos para produção de um documentário sobre os melhores exemplos de sustentabilidade na América do Sul. O material produzido (foto e vídeo) pela equipe do Green Living Project, será doado ao banco de imagens da Embratur.

Entre os locais visitados está o Cristalino Jungle Lodge, Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN), que atua na área de conservação, educação ambiental e turismo responsável. A iniciativa foi vencedora do prêmio World Savers Awards de 2008 pela Condé Nast Traveler, prêmio internacional em turismo e hotelaria, no que diz respeito à responsabilidade social, sustentabilidade e conservação ambiental.

O principal objetivo das press trips é convidar jornalistas estrangeiros para conhecerem os destinos turísticos brasileiros e gerar reportagens sobre o Brasil na mídia internacional, além de estabelecer contatos com os principais veículos de comunicação do exterior. A ação faz parte da estratégia da Embratur para divulgar o País no mercado internacional e assim atrair cada vez mais turistas estrangeiros com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Embratur

Foto: Assessoria de Comunicação – Embratur