O Grito da Amazonia Sustentável Contra o Aquecimento Global.
O Grito da Amazonia Sustentável Contra o Aquecimento Global.

“O Grito da Amazônia Sustentável contra o Aquecimento Global”, que teve sua primeira edição lançada no Brasil em abril deste ano, terá agora sua segunda edição traduzida para o inglês e com lançamento previsto para a primeira semana do mês de julho, coincidindo com as celebrações da Semana da Independência dos Estados Unidos.

O lançamento, dentro do projeto “Grito da Amazônia Sustentável”, tem previsão para ocorrer dentro da Exposição Amazônica Brasil, que está acontecendo no Píer 17 em Manhattan, Nova Iorque, e tem tudo para ser o início de um grande mercado para o tão atual tema, que envolve o desmatamento concomitantemente com a polêmica dos alimentos e a questão dos biocombustíveis.

Importantes empresas públicas e privadas brasileiras deram aval ao projeto, que apostaram no sucesso da idéia de exibir na principal metrópole do Planeta, que o Brasil, além se levar o título de grande produtor de alimentos, também se dedica à preservação ambiental, realizando para isso fortes ações no sentido de minimizar a ocorrência do aumento do desmatamento neste bioma, um dos mais cobiçados do planeta.

O livro em questão

Existem perspectivas de distribuição da obra nas principais livrarias americanas, dentre as quais estão a Amazon e Barnes & Nobles. Inicialmente a distribuição tem como meta atingir a Costa Leste e, em segundo momento, a Costa Oeste norte-americana.

O lançamento do projeto “O Grito da Amazônia Sustentável contra o Aquecimento Global” em Nova Iorque ocorre em um momento particularmente favorável, já que a Apple está em alta com a grande movimentação cultural, como por exemplo, o lançamento do filme “Sex and the City”, grandes peças na Broadway e exposições no “The Metropolitan Museum of Art”, um dos museus mais importantes do mundo.

Os festejos dos 125 anos da Ponte do Brooklin e o fervor cultural de Nova Iorque vão de encontro ao projeto do livro, que trata, entre vários temas, da internacionalização da Amazônia, do desmatamento amazônico, do papel das ONGs, dos créditos de carbono e dos ícones amazônicos como Chico Mendes, Marina Silva e Dorothy Stang.

O Grupo Editorial Ecoturismo e a ONG Instituto Árvore da Vida, parceiros no projeto estarão em ação com atores da sociedade americana, como a Câmara Brasil Nova Iorque, a Brasil Foundation, Anubra, ONU, agência Walker New York Conventions Bureau, Consulado Brasileiro em NY, Wall Street, Bolsa de Futuro, entidades do Bronx, do Brooklin, casas como Sothebys de leilões, organizações brasileiras como Petrobrás, Banco do Brasil, Bradesco e Embraer, a fim de amalgamar este grande projeto de sustentabilidade que tem na Amazônia seu principal objetivo.

O DVD, com subtítulos em inglês, participará de festivais em vários pontos dos EUA, colocando a questão da sustentabilidade amazônica ambiental em primeiro lugar, no momento em que há grande movimentação política em função da disputa presidencial envolvendo pela primeira vez um negro, Obama, e um herói de guerra, McCain.

Na ocasião, haverá também encontros com a assessoria de ativistas ambientais como Al Gore e Wangari Mathai, entre outros nomes que são projetados para a luta em prol do meio ambiente brasileiro.

Este trabalho dará continuidade a importantes ações de sustentabilidade que foram realizadas neste primeiro semestre pela Datagro e Plinio Nastari, Mário Garnero e Anubra; ações comandadas pela Única que tem um escritório em Washington para promover ações do etanol naquele importante centro político e serão buscados fundos de investimento, os equity founds, para quem esteja interessado em investimento na área de empreendimentos sustentáveis no Brasil, já que o objetivo, além de promover a sustentabilidade, é mostrar as potencialidades turísticas e atrair capital para quem deseja investir legalmente no país em franca ascensão mundialmente.

No momento em que a economia norte-americana passa por delicada situação, com déficit no primeiro trimestre de 1,7 trilhões de dólares no PIB, é mais do que ousada a ação sustentável e de promoção do Grupo Ecoturismo e A ONG Instituto Árvore da Vida nesta direção, acreditando nas mudanças favoráveis para um futuro próximo.

Parceiros norte-americanos estão sendo contatados e já acenam com a possibilidade de ampliação de oportunidades em ambas as direções, uma vez que a Amazônia brasileira é a bola da vez e o Brasil um país que tem tudo para dar certo, dentro da filosofia do atual Governo Federal, em constante luta para aumentar as divisas nacionais.