7Oito estados brasileiros já possuem programas que dão desconto na conta de luz para quem recicla lixo: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte contam com programas que reciclam material em troca dos créditos nas contas. Para saber sobre a possibilidade de participação basta buscar no site da empresa fornecedora de energia elétrica da sua região, desde que ela esteja em uma das oito unidades da federação contempladas

 

O projeto piloto de São Paulo começou sem muito destaque, em uma iniciativa da AES Eletropaulo para estimular o hábito da reciclagem nos lares paulistas. Agora já são sete pontos de coleta espalhados pela cidade e cada participante economiza, em média, R$ 78 na conta de energia elétrica. De fácil participação, o projeto aumenta sua adesão a cada mês e, até o fim de 2014, a expectativa é arrecadar 1620 toneladas de papel, plástico, metal e vidro em 10 pontos de coleta e cadastrar 40 mil clientes no programa. Para participar basta levar a conta de luz em um dos postos de coleta do programa e se cadastrar.

 

Munido do cartão basta começar a prática dentro de casa, reunindo toda a família nesse exercício. O material entregue será pesado e precificado seguindo os valores correntes no mercado e o preço será contabilizado em um terminal eletrônico. Esses dados ficam armazenados no sistema da empresa prestadora do serviço elétrico e um comprovante será emitido com o valor que será abatido na próxima fatura de energia elétrica. Se o valor for maior que o da conta daquele mês, os créditos continuam para a fatura seguinte.

 

Propostas semelhantes estão presentes em outros estados e municípios brasileiros. Ainda em São Paulo, Barueri conta com seu próprio sistema e a iniciativa tem tido sucesso. No Rio Grande do Sul, um dos destaque é o trabalho desenvolvido  na cidade de Canoas, onde já foram arrecadados mais de 10 mil toneladas de material para a reciclagem. Batizado de “Recicle mais, pague menos”, o projeto estabeleceu uma parceria com a prefeitura da cidade gaúcha e contou com investimentos de R$ 2,1 milhões por parte da concessionária de energia de elétrica da região, que atende 118 cidades do centro-oeste do Rio Grande do Sul, contemplando mais de 1,2 milhão de clientes.

 

No Rio de Janeiro, o Light Recicla já é um caso de sucesso nos três anos de sua existência. Algumas características o diferenciam, como a possibilidade de reciclar óleo vegetal. Outro diferencial interessante é a liberdade dada aos usuários de doarem seus créditos a instituições de caridade.

 

A iniciativa concilia dois fatores essenciais para a sustentabilidade, a consciência com o meio ambiente com sua inserção em meio ao sistema vigente. Os descontos auxiliam na renda familiar, que diminui os gastos nas contas de luz, e contribui para a produção da cultura de reciclagem de diversos materiais nos lares brasileiros.

 

Além de incentivar a preocupação com a sustentabilidade, a proposta é interessante por diminuir as despesas de diversas empresas e estimular a preocupação com o meio ambiente de maneira interna. Para quem encontra dificuldades com o controle dos gastos e até utiliza softwares de gestão financeira para solucionar o problema, é possível incluir mais essa alternativa na redução dos custos operacionais, ao reciclar o lixo produzido nos mais diferentes setores e utilizá-lo para diminuir os gastos na conta de luz.

 

Pesquise com a companhia de fornecimento de energia elétrica de seu imóvel sobre a possibilidade de aderir a algum programa semelhante e já comece a separar o lixo. Caso não seja possível lucrar com a economia na conta de luz, ainda assim reciclar o material já utilizado é uma excelente maneira de contribuir para o meio ambiente e pode render outros benefícios para um mundo mais sustentável.