Corredor Turístico PreferencialIniciativa, que foi anunciada durante a entrega de pick-ups para o Ministério do Interior peruano, pretende proporcionar mais segurança aos turistas que chegam e saem do país

A ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur) e presidente do conselho diretivo da Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PROMPERU), Magali Silva Velarde-Álvarez, anunciou o lançamento do Corredor Turístico Preferencial Aeroporto — Centros de Acolhimento — Aeroporto, que busca melhorar o deslocamento dos turistas que transitam no aeroporto internacional Jorge Chávez com o uso de tecnologia de última geração.

 

Magali fez o anúncio durante a entrega de 41 caminhonetes ao Ministério do Interior (Mininter), que serão utilizadas para o início desta iniciativa. Além disso, afirmou que essa experiência será replicada progressivamente nas principais cidades do país.                                                             

 

“Nosso objetivo fundamental é a segurança do turista. Para isso, o plano é estabelecer uma rota que facilite o deslocamento mais seguro utilizando o Corredor Turístico Preferencial. Para alcançar esse objetivo, serão realizados patrulhamentos constantes e será implantado um sistema de comunicação integrado de última geração”, afirmou a titular de Mincetur durante o evento, que também contou com a presença do ministro do Interior (Mininter), Daniel Urresti.

 

Para um melhor monitoramento dos deslocamentos dos turistas que passam pelo Jorge Chávez, a ministra informou que, graças a um convênio com o Lima Airport Part, foi implementado um escritório da Polícia de Turismo no primeiro terminal aéreo do Callao com uma moderna infraestrutura.

 

“No escritório da Polícia de Turismo do aeroporto internacional Jorge Chávez serão recebidas denúncias dos turistas, que serão atendidas conforme a Lei; além disso, na prática, será uma base operativa de prevenção de atos ilícitos a turistas, como por exemplo, taxistas ilegais e outros que prejudicam os turistas”,destacou Magali.

 

Os turistas peruanos e estrangeiros contarão também com um número de telefone gratuito (0800-22221), para realizar chamadas de emergência. Esta central telefônica estará na unidade da Polícia de Turismo de Magdalena del Mar, as ligações serão atendidas 24 horas por dia por policiais bilíngües.

 

“O Corredor Turístico Preferencial é uma proposta que envolve o Ministério do Interior (Mininter), a Polícia Nacional do Peru, os governos regionais e locais (de regiões por onde passam turistas). A participação destas entidades é fundamental”, explicou Magali.

 

“Entregamos 41 caminhonetes pick up ao Ministério do Interior para lançar o Corredor Turístico Preferencial. Catorze serão para Lima, que compreende as avenidas Faucett, La Marina, Pershing, Javier Prado Oeste,Paseo de la República e Benavides. As outras servirão para replicar a experiência em outros seis corredores prioritários”, detalhou a titular do Mincetur. Estas passagens são: Tumbes-Piura (5 caminhonetes); Lambayeque-LaLibertad (7); Paracas-Nasca (2); Cusco-Madre de Dios (8); Arequipa-CañóndelColca (3); y Juliaca-Puno (3).         

 

“A linha telefônica permitirá que os turistas, em seu deslocamento pelo corredor, recebam apoio e assistência da Polícia de Turismo, das unidades das polícias nacional e distritais dos locais que pertencem ao Corredor Turístico Preferencial”, salientou a ministra. 

 

A campanha de promoção se iniciará paralelamente, e constituirá na divulgação do número de telefone gratuito da Polícia de Turismo e do uso do Corredor Turístico Preferencial, além de vídeos promocionais do serviço telefônico, banners informativos nos locais de recolhimento dos equipamentos e a saída de vôos nacionais, folheto informativo fornecido por IPeru, panfletos nos hotéis que estão no corredor e ativação da marca no aeroporto Jorge Chávez. 

Durante o mês de setembro, haverá novos dispositivos disponíveis: um aplicativo para smartphones, tabletes com acesso ao código QR para download e uma plataforma de comunicação digital que poderá ser utilizada pelas diferentes unidades que zelam pela segurança. Cada unidade terá umsistema de  comunicação móvel que conta com GPS e poderá ser visualizado em telas da estação central da Polícia de Turismo.