Projeto desenvolvido pela Cooxupé em parceira com a BASF e a Fundação Espaço ECO® promove o engajamento de professores no ensino de disciplinas ligadas à sustentabilidade

educacao-ambientalO Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva® (NEA) de Guaxupé (MG) realizou nesta terça-feira (05/08), das 8h às 17h, no Complexo Industrial Japy, da Cooxupé, a quarta formação de professores com o objetivo de mostrar a relação entre temas, como meio ambiente e sustentabilidade, com o dia a dia da população e como aplicá-los em sala de aula. Durante o dia, 20 educadores de Guaxupé e municípios vizinhos participaram de atividades como vivências na natureza e conheceram conteúdos de educação socioambiental desenvolvidos especialmente para a região. Lançado em 2013, o projeto é realizado pela Cooxupé em parceria com a BASF e a Fundação Espaço ECO®.

A oficina foi a última realizada este ano e já levou conhecimento para mais de 100 professores de escolas do Sul de Minas, região de atuação da Cooxupé. Este processo de capacitação é fundamental para a visitação dos alunos no NEA ao longo do ano.  A partir deste engajamento, os professores identificam atividades de vivência na natureza que serão utilizadas nas visitas e são estimulados a continuar a abordar o tema em sala de aula com a ajuda do material do professor entregue na capacitação.

Entre as atividades realizadas no espaço, destacam-se a trilha interpretativa na mata nativa e a utilização de materiais didáticos com conteúdo exclusivo relacionado à educação socioambiental. Todas essas ações buscam demonstrar aos professores como utilizar a educação ambiental nas mais variadas disciplinas escolares.

“Já fizemos quatro capacitações totalizando mais de 100 professores. Isso é fator fundamental para o sucesso do projeto que foi lançado há pouco mais de oito meses. Nesse período, já foi possível constatar a receptividade e o entusiasmo dos docentes com o Núcleo de Educação Ambiental, cuja maior contribuição é enriquecer a formação científica aos educadores e proporcionar uma experiência extraclasse diferenciada para os alunos”, afirma Roberto Araújo, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®.

 “Neste primeiro semestre, recebemos a visita de mais de 1.500 alunos de 11 municípios. O professor é um ator crucial nessas visitas. Eles ajudam a fazer nossas crianças entenderem ainda mais a importância da conscientização ambiental”, afirma Carlos Paulino da Costa, presidente da Cooxupé.

O projeto faz parte do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva® e beneficiará alunos da rede de ensino de mais de 20 cidades da região sul de Minas Gerais. Quem conhecer o projeto poderá participar de ações que envolvem visita ao viveiro de mudas, oficinas temáticas e outras atividades que proporcionam contato direto com a natureza.

As visitas poderão ocorrer diariamente, mediante agendamento, com grupos de até 30 pessoas. Para agendar os interessados devem entrar em contato com Reginaldo Gomes Ferreira, pelo telefone ou e-mail: reginaldoferreira@cooxupe.com.br.