Como internautas, estamos acostumados com vídeos, áudios e prints que se tornam virais fluindo em nossa timeline ou mensagens por whatsapp. Mas, este tipo de fenômeno pode ser utilizado para promover produtos e serviços, na maioria das vezes mostrando-se eficazes estratégias de marketing na busca pela simpatia e envolvimento do público em geral.

Marketing Viral é o conceito dado às estratégias digitais que visam incentivar a expansão da mensagem de um usuário a outro. Ou seja, que o usuário compartilhe a mensagem aos seus respectivos grupos de amigos, colegas e famílias. Para as marcas, esta é uma grande oportunidade para promover produtos e serviços e aumentar o alcance da imagem. Mas, assim como todos os movimentos no âmbito digital, o marketing dever ser muito bem pensado e planejado;

Veja abaixo, alguns pontos essenciais para compreender um pouco mais o que é marketing viral e como você pode utilizá-la a favor de sua marca:

Planeje com o dobro de atenção

Não adianta publicar qualquer coisa esperando que viralize. Até para este tipo de comunicação, e principalmente para este tipo, há de se ter um planejamento detalhado sobre como e o que deve ser feito, para quem deve ser publicado e como agir diante de situações prós e contras. um viral pode ser levado tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo. Então, foque no bem-estar geral e tire do roteiro/texto/imagem que possa vir a ser ofensiva a qualquer pessoa.

Esteja Preparado!

O impacto de um viral pode ser gigantesco. Por isto, é imprescindível que você prepare sua equipe de vendas e SAC para atender o consumidor da melhor maneira possível. Lembre-se que, seus colaboradores devem saber sobre o que se trata o viral e qual o objetivo da marca ao realizar esta estratégia.

Facilite a compreensão e Capriche na mensagem

A mensagem deve ser de fácil e rápida compreensão. Além de que, seja um viral com tom humorístico ou não, deve surpreender o público-alvo e ser muito bem escrito por alguém que conheça sua marca e o DNA da empresa. Não esqueça que esta também é a apresentação de seus serviços e produtos e que sua marca será exposta pela primeira vez para muitos consumidores que ainda não há conhecem.

Seja Multicanal

Não porque é um viral que se espalhará sozinho, o público deve ser impactado primeiro. sugerimos que você utilize uma comunicação multicanal e envie seu viral por meio de vários canais. Quanto mais usuários assistirem/lerem seu conteúdo, mais probabilidade ser compartilhado e expandido para outros grupos.

Enfim, assim como todas as outras estratégias de marketing digital, campanhas com intuito de viralizar devem ser pensadas, repensadas, escritas e rescritas da melhor forma possível. Invista em uma campanha digital dinâmica, diferenciada e surpreendente e conquiste cada vez mais leads e clientes!

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