Ibá fechou o evento Investor Roadshow for Brazil’s New Economy demonstrando como as indústrias brasileiras de base florestal podem se tornar grandes emissoras de Green Bond

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) participou da cerimônia de abertura da Bolsa de Valores de Londres na última quinta-feira, 8/12, que marcou o início do Investor Roadshow for Brazil’s New Economy. Organizado pela Climate Bonds Initiative (CBI), o evento teve como objetivo incentivar as relações entre investidores globais em climate e Green Bonds e o setor privado brasileiro, além de ressaltar o reconhecimento da sustentabilidade das indústrias brasileiras e seupotencial nos temas “verdes”.
Entre os presentes estavam o embaixador do Brasil em Londres, Eduardo dos Santos; a diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES), Eliane Lustosa; o secretario de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Everton Lucero; a ex-ministra do MMA, Izabella Teixeira; e outros membros dos governos brasileiro e britânico, bem como alguns representantes do setor privado.
A abertura foi realizada pelo CEO da Bolsa de Valores de Londres, Nikhil Rathi, que reconheceu a sustentabilidade das empresas brasileiras e o potencial do País para o mercado de Green Bonds.
Investor Roadshow for Brazil’s New Economy
Mais de 150 convidados prestigiaram o roadshow – uma parceria entre a Climate Bonds Initiative (CBI) e o Green Investment Initiative Coalition (GII) – reunindo parceiros estratégicos do Brasil e do Reino Unido, investidores em Green Bonds (investimentos verdes) do setor privado brasileiro e representantes de ambos os governos.
A CBI e o Tesouro Britânico destacaram a necessidade de transição para uma economia mundial de baixo carbono e o papel do mercado financeiro e do setor privado na busca por investimentos que reflitam esta transição. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tratou da sustentabilidade da agricultura brasileira e da importância do seu reconhecimento. Já o Ministério da Fazenda mostrou o que o País vem realizando em políticas econômicas que favoreçam e incentivem investimentos verdes no Brasil, especialmente em infraestrutura. Houve, ainda, um painel com diálogo executivo sobre Green Bonds e o Brasil, que reuniu entre seus participantes, representantes da Klabin e da Suzano que discorreram sobre o potencial.
Coube à Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Ibá, fazer a apresentação final do evento, em uma exposição sobre a indústria florestal brasileira, os seus valores sustentáveis, as ações em benefício do clima e as atuais e potenciais classes de ativos que se encaixam com o setor florestal brasileiro na taxonomia da CBI.  Elizabeth demonstrou a capacidade e relevância do setor na adaptação e mitigação das alterações climáticas e como as indústrias brasileiras de base florestal  podem se tornar grandes emissoras de Green Bonds.
SOBRE A IBÁ
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 60 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Saiba mais em www.iba.org .