A Microsoft apresentou a versão beta (de testes) do novo site Hohm, cuja função é ajudar os consumidores residenciais a economizar dinheiro e a reduzir o impacto ambiental por meio da conservação de energia. O lançamento foi feito nesta quarta-feira (24), inicialmente para o mercado consumidor dos Estados Unidos.

A fabricante do Windows já vende tecnologia para a indústria energética há anos. Agora, a empresa envereda no mercado de energia doméstica, a fim de dar possibilidades aos consumidores quanto à economia de dinheiro, já que a crise e as possíveis novas leis energéticas no país exigirão uma mudança de comportamento por parte dos consumidores.

“A conservação é a fonte mais barata de energia”, disse Troy Batterberry, gerente de produto do Hohm. Se os consumidores consomem menos energia, diz ele, não haverá necessidade de planejar novas formas para redução da poluição.

O Hohm usa algoritmos complicados para analisar as informações provenientes dos consumidores, e compartilha as vantagens para ajudar no melhor entendimento do uso da energia, dando recomendações.

As dicas podem incluir a substituição do termostato, a aquisição de um novo refrigerador e, talvez no futuro, a instalação de painéis solares no telhado.

Baterberry estima que, com o software, os consumidores podem economizar entre 5% e 10% de energia, dependendo de como as recomendações são seguidas.

O Hohm estará disponível gratuitamente para 120 milhões de residências nos EUA. Futuramente, a Microsoft espera agregar publicidade ao conteúdo disponível

No começo deste ano, o Google lançou um sistema similar. Denominado Power Meter, o programa é limitado a um grupo de usuários de empresas energéticas que mantêm parceria com o gigante das buscas na internet.

da Folha Online