Esta é a última semana do São João de Campina Grande, na Paraíba, considerado o maior do mundo e uma das principais atrações turísticas do Nordeste Brasileiro. Após um mês de festa, o encerramento será no próximo domingo (5). A estimativa é que a festa reúna dois milhões de pessoas e, segundo a prefeitura, repita o sucesso do ano passado, quando a cidade recebeu, além de visitantes do Nordeste e do Sudeste, turistas da Espanha, da França e dos Estados Unidos.

De olho neste potencial, o Ministério do Turismo celebrou um convênio com a Prefeitura de Campina Grande com repasse de R$ 200 mil para o pagamento de artistas que se apresentam no São João deste ano. “Dessa forma, o Ministério do Turismo cumpre o objetivo institucional de promover eventos culturais e destinos brasileiros”, diz o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Sandro Ricardo Fernandes.

Para poder contar com recursos do MTur, o artista do show precisa estar inscrito no cadastro de artistas da pasta, que inclui uma série de pré-requisitos para ser contemplado. Entre eles, anexar documentos que comprovem a discografia, premiações recebidas, participações em eventos de destaque e notas fiscais dos últimos shows, para entes públicos e privados.

Os recursos do MTur só podem ser destinados a eventos gratuitos, comprovadamente tradicionais e de notório conhecimento popular. As bandas ou artistas beneficiados devem ser reconhecidos regional ou nacionalmente.