A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, reuniu-se hoje pela manhã com prefeitos e representantes ambientais com o objetivo de construir uma agenda nacional de desenvolvimento sustentável pós Rio+20. O governo do Rio foi representado pelo Secretário Estadual de Fazenda, Renato Vilela, e a prefeitura do Rio, pelo vice-prefeito Carlos Muniz.

“O Rio de Janeiro cumpriu a meta de redução de emissão de carbono e ainda vamos reduzir muito mais, além do compromisso com o saneamento”, disse Muniz. Ele encerrou entregando à ministra um certificado com 15 mil créditos doados pela Prefeitura para serem usados nas compensações de carbono. Segundo ele, o Brasil está apto para realizar muitos outros eventos do porte da Rio+20. E prometeu que as Olimpíadas de 2016 terão preocupação com a sustentabilidade.

A ministra Ideli Salvatti ressaltou a responsabilidade de cada um dos participantes em assumir seus compromissos após a Rio+20, lembrando que o desenvolvimento sustentável tem aspectos econômico, social e ambiental.

“Estamos concluindo um dos maiores eventos mundiais, que produziu uma sinergia, integrando essa responsabilidade coletiva. Vamos sair de coração, braços e mentes abertas para acolher os novos compromissos”, finalizou a Ministra.