Encontros e discussões sobre sustentabilidade por meio da exibição de filmes e debates

filmes

Animais Unidos Jamais Serão Vencidos

Um grupo de animais vive em paz em território africano. Até que, um dia, a água simplesmente desaparece. Eles investigam o que possa ter ocorrido e descobrem que os homens construíram uma imensa represa, que deixou o local onde vivem totalmente sem água. Para reverter esta situação, os animais resolvem se unir e partir para a guerra contra os humanos. Animação – Alemanha. Direção: Reinhard Kloos e Holger Tappe. Duração: 90 minutos. Na Sala de Múltiplo Uso. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.  (Foto:Divulgação). filmes.
Livre
Grátis
05/10. Sábados, às 11h.

Eco-Pirata: A História de Paul Watson

Documentário de longa-metragem sobre um homem em uma missão para salvar o planeta e seus oceanos. O filme segue Watson em ação conforme ele repetidamente desrespeita a lei para poder repreender os que ele vê como os mais graves infratores – os caçadores ilegais do mundo. Desde os primórdios da Greenpeace até o naufrágio de um navio baleeiro pirata em Portugal, de confrontos com pescador em Galápagos às recentes batalhas de Watson com a frota baleeira japonesa na Antártida, o documentário narra a extraordinária vida de uma das mais controversas figuras do movimento ambientalista. Canadá, 2011. Direção: Trish Dolman. Duração: 110 minutos. Na Lanchonete.  (Foto:Divulgação). filmes.
Livre
Grátis
15/10. Terças, às 19h.

Deus Salve o Verde

Desde 2007 a maioria das pessoas que vive em nosso mundo, pela primeira vez na história, vive nos subúrbios das cidades e não mais no campo. Uma transformação antropológica está aumentando globalmente: pastores e agricultores tornam-se cidadãos. No entanto, nos subúrbios, entre arranha-céus brilhantes, nos subúrbios anônimos, em favelas em ruínas, re-emerge muitas vezes a necessidade do homem em trabalhar a terra. Ser agricultor, essa necessidade constitutiva de nossa espécie, em todas as culturas, de trabalhar a terra, ressurge desequilibrando ritmos e deveres da vida urbana. A narrativa flui por caminhos possíveis e inovadores: o último jardim em uma das periferias mais movimentadas de Casablanca (Marrocos); o cultivo hidropônico em Teresina (Brasil); as hortas comunitárias em Berlim; a produção de vegetais dentro de sacos em uma das favelas de Nairobi (Quênia); jardins suspensos em Berlim, Turim e Bolonha; jardinagem de guerrilha em Berlim. Itália, 2012. Direção: Michele Mellara e Alessandro Rossi. Duração: 75 minutos. Na Lanchonete.  (Foto:Divulgação). filmes.
Livre
Grátis
16/10. Quartas, às 19h.

Jardim Suspenso

Garoto desafia a ecologia das cidades. Novas plantas e árvores germinam dia a dia. Com a radiação, nas metrópoles, ele terá que se adaptar à paisagem urbana. Brasil, 2013. Direção: Isaac Donato. Duração: 8 minutos. Na Lanchonete.  (Foto:Divulgação). filmes.
Livre
Grátis
16/10. Quartas, às 19h.

A Cidade é Uma Só?

Reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano. O ponto de partida dessa reflexão é a chamada Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que, em 1971, removeu os barracos que ocupavam os arredores da então jovem Brasília. Tendo a Ceilândia como referência histórica, os personagens do filme vivem e presenciam as mudanças da cidade.  Brasil, 2011. Direção: Adirley Queiróz. Duração: 73 minutos. Na Lanchonete.  (Foto:Divulgação). filmes.
Livre
Grátis
17/10. Quintas, às 19h.

A Crise Global da Água

O filme apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. Esclarecendo o papel fundamental que a água desempenha em nossas vidas, expondo os defeitos do sistema atual e retratando as comunidades que já lutam com seus efeitos colaterais, o filme apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas ilustres como Peter Gleick, Alex Prud’homme, Jay Famiglietti e Robert Glennon. EUA, 2011. Duração: 105 minutos. Na Lanchonete.  (Foto:Divulgação). filmes.
Livre
Grátis
18/10. Sextas, às 19h.

bate-papo

Orgânicos: Produção e consumo

Após a exibição dos filmes “Deus Salve o Verde” e “Jardim Suspenso”, da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, bate-papo com o Prof. Nabil Onaissi – jornalista com especialização em educação ambiental e desenvolvimento sustentável, professor universitário e de pós-graduação – sobre a produção e consumo de alimentos orgânicos nos dias de hoje.

Na Lanchonete. bate-papo.
Livre
Grátis
16/10. Quartas, às 20h30.
Dia 16 de outubro.

 

Sesc Santo André

Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar

Fone: (11) 4469-1200

Acesso para deficientes físicos

Estacionamento: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados).