O Primeiro Ministro britânico Gordon Brown afirmou que pretende ir a Copenhagen, em dezembro, caso seja necessário para garantir o sucesso de um acordo na conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

Em artigo para a revista Newsweek, Brown pede que outros líderes façam o mesmo e afirma que um fracasso nas negociações de um acordo para redução das emissões globais de gases do efeito estufa seria “imperdoável”.

O Primeiro Ministro argumenta também que um acordo em Copenhagen é essencial para a recuperação da economia global e diz que os primeiros países a adotarem a “revolução verde” receberão as maiores recompensas.

“Há uma solução possível que trará enormes benefícios econômicos ao mesmo tempo em que protegerá o futuro de nossos filhos e netos.

Nós podemos não apenas evitar mudanças climáticas perigosas, mas também reduzir a nossa dependência de petróleo importado e construir uma nova estrutura de crescimento econômico e criação de empregos.

Assegurar um acordo em Copenhagen irá requerer que os líderes mundiais superem as diferenças remanescentes e aproveitam essas oportunidades.

Eu acredito que isto pode ser feito. E se for importante para decidir o acordo, eu irei pessoalmente a Copenhagen para garanti-lo – e pedirei que os outros líderes mundiais também façam o mesmo”, disse Brown.

Revista Ecoturismo