Fernanda Valente
O tempo de limitação já passou. Hoje as mulheres encaram tudo. E aquele “rótulo” de que isso é coisa pra macho deve ser tirado imediatamente do meio das interpretações de alguns. Tem mulher que usa salto, mas no coração carrega milhões de ideias, projetos, sonhos, repletos de sensibilidade e aventura.
Tem a mulher que ama maquiagem, tem também aquela que não dá muita importância para isso. São todas mulheres. Cada uma buscando seu potencial. Se antes, suas vozes eram reprimidas e educadas apenas para servir seus maridos, filhos, etc… atualmente, elas podem escolher. Mulheres podem tudo! E ficar em casa, cuidando dos filhos e marido também é uma opção delas. Tarefas de casa também é trabalho, e que trabalho… Elas dão conta. E quando não são amadas, lutam, e como lutam! Conseguem fazer milhões de tarefas sozinhas.
Mulheres lutaram o tempo todo para conquistarem seus direitos: mulher é um ser que sonha e faz. Um caso que mostra essa analogia é o filme Erin Brockovich, ganhador do Oscar, interpretado por Julia Roberts. Baseado numa história real, o filme fala sobre a vida de Erin, que num período de separação e conflitos necessitava de trabalho para cuidar dos filhos pequenos. No entanto, ela encontra um emprego num escritório de advocacia. Chega às mãos dela um caso para enfrentar uma empresa industrial de renome que estava poluindo as águas de uma pequena cidade da Califórnia. A contaminação das águas estava provocando câncer em seus moradores. Erin, não conhecia nada de Direito, mas abraçou a causa, vencendo a empresa e admirando o país. Hoje, ela continua como ativista ambiental e seus trabalhos podem ser conferidos no Facebook.
Lá, no início de tudo, os homens diziam que praticar esportes também não eram atividades para “mulherzinhas”. E quantas se vestindo de homens foram mostrando sua verdadeira identidade? Elas estão aí, a cada dia se destacando. Se não podiam viajar sozinhas, hoje, escalam montanhas, pilotam avião, lideram ONGs, dirigem a própria vida. Parabéns a todas as mulheres que se destacam, inspiram e ajudam a contar histórias: Coco Chanel, Hortência, Angelina Jolie, Pagu, Gisele Bündchen, Michelle Obama, Maria da Penha, Fernanda Montenegro, Malala Yousaf-zai, Nise da Silveira, entre outras que continuarão a história, como eu e você! Parabéns para você que todos os dias vai à luta!