Empresa desafia modelos convencionais de se fazer negócios mostrando que crescimento econômico pode andar junto com a geração de benefícios para a sociedade e o planeta
 
A Natura acaba de obter a renovação de sua certificação como B Corp. Ao final de 2014, a companhia passou a fazer parte de uma rede global de empresas que associam crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental. Mais importante do que competirem para serem as melhores do mundo, as empresas B buscam ser as melhores para o mundo, transformando desafios sociais e ambientais em oportunidades de negócios que gerem impacto positivo para milhões de pessoas no planeta.
 
Com essa certificação, a Natura reafirma seu protagonismo na agenda de desenvolvimento sustentável global, sendo a maior B Corp industrial do mundo e a primeira de capital aberto. Desta vez, a avaliação engloba todas as operações do grupo, inclusive a marca australiana Aesop, cuja aquisição foi concluída no fim do ano passado. Para receber o selo e fazer parte do  movimento de empresas B, é necessário passar por um processo rigoroso de certificação e atingir pontuação mínima de 80 pontos de um total de 200. Ser uma B Corp nos desafia a continuar inovando e buscando soluções criativas para os desafios da sociedade e do planeta. Ao renovar a certificação, a Natura obteve 120 pontos, alta de 11% em relação a 2014 e superior à média das empresas industriais certificadas, de 105 pontos.
 
“Ao integrar o grupo de B Corps, a Natura quer fortalecer um movimento global de empresas que põe seus negócios em benefício de um mundo melhor, em que a ambição legítima de crescer e gerar lucro deve se conciliar com a virtude de promover riqueza para a sociedade como um todo, trazendo impacto positivo nos âmbitos financeiro, social e ambiental”, afirma o presidente da Natura, João Paulo Ferreira.
Para celebrar essa conquista, a Natura convida a sociedade para dialogar sobre as perspectivas para uma nova economia, em que os negócios podem e devem trazer soluções para o desenvolvimento sustentável, com o desafio de gerar impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente.
O evento será realizado nesta terça-feira, dia 30, na Casa Natura Musical, em São Paulo, e promoverá diálogos com a participação de Guilherme Leal, um dos sócios-fundadores da Natura; Renata Puchala, gerente de sustentabilidade da Natura; Alexandre Borges, CEO da Mãe Terra; Chris Coulter, CEO da GlobeScan; Emmanuelle Wargon, VP da Danone; Thomas Kimber, fundador da Karun, e Tiago Alves, fundador da Sunew.
Ainda como parte da celebração da conquista da recertificação, a Natura lança o B Commerce, uma nova forma de engajar o consumidor, ao trazer na plataforma digital Natura o impacto positivo gerado por cada produto. “Queremos influenciar um comportamento de consumo mais inteligente e ativista, colocando o consumidor como protagonista da mudança através de suas escolhas na hora da compra”, enfatiza Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing, Sustentabilidade e Inovação.
 
Por que somos B Corp?
Amazônia, Biodiversidade e Comércio Justo. A Natura atua no Brasil em parceria com trinta e três cooperativas, sendo que vinte e quatro estão na Amazônia, gerando desenvolvimento social e renda para 2.119 famílias a partir de cadeias produtivas sustentáveis.
O trabalho com a biodiversidade ajuda a conservar 257 mil hectares de floresta em pé, uma área maior do que o Reino Unido, ao mostrar que a floresta vale mais em pé do que derrubada.
Inovação e tecnologia sustentável. Os investimentos nessas áreas são fundamentais para a geração de impacto positivo no planeta. Utilizamos em nossos produtos quase 20 ativos da biodiversidade brasileira, unindo conhecimento tradicional e produção artesanal à tecnologia de ponta e eficácia comprovada. Nossas fórmulas priorizam a utilização de matérias primas de origem vegetável e, portanto, renovável.
Utilizamos em nossos perfumes 100% de álcool orgânico, em parceria com a companhia NATIVE. Obtido a partir da cana verde, sem uso de agrotóxicos ou queimadas, o cultivo do álcool sustentável contribui para a regeneração da vida de 20 mil hectares, com o retorno de mais de 340  espécies de animais a seu habitat natural e aumento de 30% no volume de água de córregos e rios da região.
Inovação de baixo carbono. Com o uso do plástico verde a partir de cana de açúcar, evitamos a emissão de 4,9 mil toneladas de carbono por ano, uma redução de gases de efeito estufa equivalente a 858 voltas de carro em torno da Terra. Evitamos também o descarte do equivalente a 5 milhões de toneladas de garrafas PET e de 530 toneladas de vidro por ano com o uso de plástico e vidro reciclados nas embalagens. Nossas fábricas utilizam 100% de energia renovável e desde 2007 somos uma empresa 100% carbono neutro.
A Natura foi a primeira empresa da América Latina a contabilizar o impacto de seus negócios no meio ambiente, por meio de metodologia internacional (conhecida em inglês como “EP&L”, Ganhos e Perdas Ambientais). Com base nessa análise, que se aprofunda em todas as etapas de vida dos produtos, a empresa é capaz de contabilizar o uso e a poluição da água, a emissão de gases de efeito estufa e de poluentes no ar, por exemplo.
Diversidade e inclusão. A igualdade de oportunidades e inclusão social são fundamentais para uma sociedade mais justa e igualitária. Na Natura, 63% dos colaboradores são mulheres, e 47% estão em cargos de alta gestão ou acima. Priorizamos também a inclusão de pessoas com deficiências. Hoje temos 5,8% de pessoas com deficiência empregadas na Natura, acima da exigência da lei, de 5%. No Centro de Distribuição de São Paulo, temos 16% de pessoas com deficiência motora e intelectual, aliando eficiência produtiva e inclusão social.
Desenvolvimento humano e social da nossa Rede. Por meio da atividade de consultoria, geramos emprego e renda para 1,8 milhão de mulheres. Mais do que uma relação comercial com as nossas consultoras, queremos colocar o negócio Natura a serviço do desenvolvimento humano e social da nossa Rede. O Índice de Desenvolvimento Humano aplicado às consultoras, que mede a qualidade de vida em aspectos como trabalho, educação e saúde, registrou uma melhora de 7,8% entre 2014 e 2016. Só no aspecto Dimensão do Conhecimento, o IDH mostrou avanço de 16%. E quanto mais tempo na atividade de consultoria Natura, maior o indicador.  
Educação. A partir dos recursos da linha Crer para Ver, 100% destinados para projetos do Instituto Natura, desenvolvemos programas para ofertar melhoria de educação para as consultoras Natura. Em parceria com universidades, centros profissionalizantes, objetos digitais de aprendizagem e escolas de idiomas, mais de dezesseis mil consultoras e familiares voltaram a estudar em menos de um ano.  Desde 1995, quando a linha Crer para Ver foi lançada, mais de R$ 188 milhões foram arrecadados, beneficiando mais de 3 milhões de crianças em 3.300 municípios.  
 
Movimento B Corp
O movimento B Corp começou em 2006, nos Estados Unidos, liderado pelo B Lab – organização sem fins lucrativos que reúne empresas convictas de que, por meio de seus produtos, práticas e governança, é possível gerar desenvolvimento socioambiental, além do econômico. Atualmente, existem mais de 70 Empresas B no Brasil e 250 na América Latina. Em todo o mundo, o movimento B Corp reúne cerca 2.500 companhias de 130 setores diferentes.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa