Versão do Google na cor preta economiza energia
O site www.blackle.com é uma versão do buscador Google na cor preta – foi criado assim pela empresa australiana Heap Media para economizar energia. Isto porque pesquisas de consumo de energia indicam que monitores de computador consomem menos energia com cores mais escuras. Quando a tela do monitor é branca, o equipamento consome 74 watts. Quando a página usa tonalidades mais escuras, sobretudo a preta, o consumo de energia cai para 59 watts.

A Heap Media “importou” a idéia do blog ambiental Ecolron, cujo autor é Mark Ontkush. Mark escreveu um artigo sobre energia, fazendo uma comparação sobre a economia de energia que seria feita se o Google usasse uma tela preta. O Google responde a mais de 100 milhões de consultas/dia. Se usasse tela preta, o Google economizaria 750 megawatts por ano, energia suficiente para abastecer 284 famílias-padrão por ano. Esta é uma medida simples que empresas de internet no Brasil também poderiam adotar.

Outra atitude simples que ajuda a economizar energia (e a gastar menos) é desligar qualquer eletrodoméstico das tomadas.
O consumidor individual poderia economizar quase 110 reais / ano com a conta de luz,  se desligasse da tomada os eletrodomésticos. Desligar o DVD da tomada traz uma economia anual de 30 reais; a televisão traz 17 reais de economia; o aparelho de som permitiria poupança de 15 reais; forno de microondas (12 reais); recarregador de celular, 7 reais.

Instituto Ethos

Santa Catarina lança hot site informativo
Santa Catarina lança hot site informativo sobre infra-estrutura turística para o verão
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur lançou no último dia 11, o site www.santacatarinaagora.sc.gov.br com todas as informações sobre as condições de infra-estrutura do Estado para receber o turista na temporada de verão.
O hot site traz atualizações diárias sobre rodovias, trechos que estão em obras ou já foram desinterditados, acessos rodoviários, aeroportos e destinos que integram as nove regiões turísticas catarinenses. “Com as coletivas de imprensa, em São Paulo e Porto Alegre, conseguimos atingir nossos objetivos de esclarecer a real situação em Santa Catarina e reverter a imagem que ficou depois das enchentes para a opinião pública nacional. Com o reforço de divulgação da Embratur no mercado externo e as ações nacionais, vamos conseguir manter nossa demanda turística nesta temporada”, disse otimista o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

Brazilian Adventure Society

Revista Ecoturismo