Plataforma de Petróleo da PetrobrasO primeiro petróleo da camada pré-sal do campo de Tupi, na Bacia de Santos, foi retirado no dia 1º de maio, em cerimônia cercada de simbolismos, como o batismo da plataforma com o nome de São Vicente, primeira cidade fundada no Brasil, bem como o agendamento para uma data simbólica, o Dia do Trabalhador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi à plataforma Cidade de São Vicente para a extração, como estava previsto, por questão de segurança. O campo de Tupi, o primeiro que será desenvolvido dos 10 blocos já descoberto na bacia de Santos, vai produzir durante o Teste de Longa Duração entre 14 mil e 15 mil barris diários, e não mais 30 mil barris diários como planejado anteriormente.

De acordo com José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, que comemorou com sucesso a extração do primeiro óleo do campo de Tupi, “o teste deve chegar a 14 mil, 15 mil, porque temos a limitação do ‘flare’ (queima de gás)”. O preço de extração, segundo ele, é inferior ao preço do petróleo no mercado internacional atualmente. A Agência Nacional do Petróleo limita o volume de gás natural que uma empresa pode queimar durante a operação.

Plataforma de Petróleo da PetrobrasAinda, Gabrielli informou que o teste vai durar 15 meses em dois poços, e o resultado vai “depender da evolução dos poços, vamos testar 3 meses um, 6 meses outro, tudo como o planejado”, afirmou. “Estamos iniciando realmente uma nova etapa, a descoberta foi feita em 2006, nenhuma outra descoberta desse tamanho teve o primeiro óleo em 3 anos”, destacou. “É uma demonstração da capacidade da Petrobras de realmente desenvolver essa área”, concluiu.

No final de 2010, concluído o teste de longa duração entrará em operação o projeto-piloto de Tupi, que terá capacidade para produzir e processar diariamente 100 mil barris de óleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás. O primeiro módulo definitivo do projeto de desenvolvimento da área poderá ser uma extensão do projeto-piloto.

Entenda a camada pré-sal

O que é?
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.
É importante saber…
Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos. Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No entanto, se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo.

Fonte: Revista Ecoturismo