O Grito da cidade de Nova Viçosa no Extremo Sul da Bahia começou hoje e a programação segue até amanhã. Esta é a terceira edição do Grito, um projeto idealizado pelo artista/ativista Frans Krajcberg que dedica o seminário ao ano internacional das florestas abordando o tema “Grito: Ano Mundial da Árvore”. Este ano em suas andanças e gritos dedicados as matas, Krajcberg realizou uma exposição de fotografias em Paris, fez uma exposição no Palacete das Artes Rodin em Salvador, uma mostra em São Paulo no Museu Afro Brasil e recentemente uma exposição no Mac em Niteroi, Rio de Janeiro. Mas o eco do artista é incansável, desta vez antes da programação do evento, Frans se antecipa, ele parte para o plantio de mudas de árvores e convida jovens e adultos de Nova Viçosa para uma profunda reflexão sobre a importância de preservar a saúde do planeta. “Vamos escrever uma carta para a ONU – Organização das Nações Unidas com um grito internacional pela Amazônia. Um pedido de socorro para preservação da floresta e dos índios que vivem dela”. Afirma Krajcberg que está redigindo uma carta aberta direcionada a ONU pela criação do Ano Internacional da Amazônia com objetivo de mobilizar a população mundial com a campanha “Grito de Esperança pela Amazônia.

Dedicada há décadas à causa ambiental, o artista/ativista chega aos 90 anos a todo vapor na defesa incansável pela preservação da natureza. Dessa vez, quer fazer um novo chamado global com intuito de contribuir com  uma nova visão para formação de uma população mundial que se  preocupe com o meio ambiente.

Ele acredita que estamos caminhando para a destruição das florestas que ainda existem, e que as pessoas que vivem hoje no planeta precisam se conscientizar de sua responsabilidade para com as condições da vida em um futuro próximo. “Estou convencido de que a humanidade pode criar um futuro mais próspero, garantindo sua própria sobrevivência. Para isso, precisamos reexaminar as grandes questões de meio ambiente e formular soluções realistas”, afirma o artista e ativista.

No primeiro dia 04/11 haverá mais uma etapa de plantio durante o período da manhã com estudantes da região. Posteriormente, o museu será aberto para visitação e a noite será exibido o documentário “O Grito Krajcberg”, um filme de Renata Rocha, narrado pela cantora Maria Bethânia. Uma exibição imperdível!

Este ano o seminário está sendo viabilizado através do patrocínio da Suzano Papel e Celulose e contou com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, Amazônia Para Sempre, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado Da Bahia, Galeria Bia Doria, Pousada Cheiro Mar, Brasil Comunicare, Museu Inimá de Paula, Fibria Celulose, COMDEMA, Marlin Aviation, ASHONOVI e Lyptus.

A primeira edição do seminário em 2009 intitulada “Grito: Seminário Brasil Salva a Amazônia” expressou a grande preocupação de Krajcberg com a destruição da Amazônia e reuniu mais de 500 pessoas. Dentre os convidados desta edição vamos contar com a presença de Fátima Mendonça, Primeira Dama do Estado da Bahia, a artista plástica Bia Doria, Sérgio Caribé, marchand, a atriz Christiane Torloni, o ator Victor Fasano, João Meirelles escritor e diretor do Diretor Geral – Instituto Peabiru e Mario Mantovani, Presidente SOS Mata Atlântica dentre outros convidados que vem do exterior.

“Na abertura do seminário, nós plantamos árvores com as crianças e conversamos sobre o futuro do planeta e preservação das florestas ao lado de Krajcberg”. Afirma Renata Rocha que além de participar da ação é responsável pelo planejamento de comunicação do seminário desde a primeira edição.

Dando continuidade ao manifesto, em outubro de 2010, Krajcberg realizou a segunda edição do Grito em Paris, desta vez com o tema voltado para a saúde do planeta.

Este ano, com a soma de esforços e participação dos artistas, intelectuais e comunidade envolvida, o Grito chega com toda força unindo reflexão à atitude. Com isso, a proposta desta edição é contribuir com Krajcberg para plantar a vida na consciência e no coração de cada cidadão pela preservação das florestas ainda existentes no mundo.

Programação

DIA 04 DE NOVEMBRO

08h às 12h – Plantio de árvores na Escola Afrânio Cunha com representação de todas as escolas municipais de Nova Viçosa.

14h às17h– Visita ao Museu Ecológico Frans Krajcberg.

19h às 20h – Exibição do Filme “O Grito Krajcberg” no Centro de Treinamento de Nova Viçosa.

20h30 às 21h30 – Exibição do Filme, “O Grito Krajcberg” no Centro de Treinamento de Nova Viçosa.

 

DIA 05 DE NOVEMBRO

8h – Solenidade de Abertura do seminário com apresentação do Coral Orquestra Sinfonia Encantada.

10h – Palestra intitulada “Plantando Vidas” com participação especial do ator/ativista Victor Fasano e Mario Montalvani, Presidente da SOS Mata Atlântica

12h – Plantio de mudas nativas no Bosque  dos Aimorés com a presença de autoridades e com participação especial da Atriz Christine Torloni, madrinha do evento.

19h às 20h – Exibição do Filme “O Grito Krajcberg” no Centro de Treinamento de Nova Viçosa.

20h30min às 21h30 – Exibição do Filme, “O Grito Krajcberg” no Centro de Treinamento de Nova Viçosa.

 

 

 

 

Serviço: 

Vlady Alves

Brasil Comunicare

TIM 55.71. 9302 8703

OI 55.71. 8709 7791

e-mail: vladycomunicare@globo.com.br

Blog: gritoanomundialdaarvore.blogspot.com