turismo-catarLevantamento também analisa o comportamento dos viajantes de todo a região do Golfo que inclui, além do Catar, o Bahrain, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Omã e Arábia Saudita

O Catar será a sede do principal Campeonato Mundial de Futebol em 2022 e deverá receber viajantes do mundo inteiro para prestigiá-lo. Por este motivo, toda a região do Golfo estará, cada vez mais, em evidência nos próximos anos. No entanto, as tendências de viagens por lá ultrapassam o evento da FIFA e mostram que o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) receberá 3.7 milhões de turistas até 2030, fazendo com que o turismo tenha um papel de grande importância na economia local.

 

Isso é o que mostra o mais novo estudo da Amadeus, parceira tecnológica líder para o mercado global de viagens e turismo, “Construindo o futuro das viagens no Conselho de Cooperação do Golfo”, realizado em parceria com a Frost&Sullivan. O relatório, que é um verdadeiro olhar minucioso sobre as viagens na região, destaca que:

 

– Nos próximos 15 anos, a região sofrerá um aumento demográfico de cerca de 30%, impactando não só as áreas de socioeconômica e geopolítica, como também o consumo, principalmente voltado ao mercado de turismo. Na região, existe um grande número de jovens com menos de 15 anos. O Catar (que tende a ser o país com maior holofote nos próximos anos, dado o evento esportivo), no entanto é o país que apresenta a menor parcela da população nesta faixa etária, atingindo 12%.

 

– Um novo perfil de viajantes, com diversas preferências e tendências comportamentais, irá surgir: um público mais jovem, com acesso à tecnologia e conectado às redes sociais. A região do CCG possui um índice de 56% de penetração de internet entre sua população – enquanto a média mundial é 35%, de acordo com dados do Internet World States. Isso fará com que, cada vez mais, a população local usará a tecnologia para fins de turismo. Atualmente, 26% dos moradores do CCG já usam smartphones para planejar e conduzir atividades durantes viagens. No Bahrein, esse número salta para 35%.

 

– A média de gastos com viagens inter-regionais é maior que USD 4,980, e, com viagens internacionais, USD 9,920, sendo que o Catar é o que apresenta menor volume de gastos, e o Bahrain, o que apresenta o maior, como pode ser visto na tabela abaixo.

 

 

Países do GCC Média gasta por viagem inter-regional Média gasta por viagem internacional
UAE USD 5.000 USD 10.400
KSA USD 5650 USD 11.550
Oman USD 4.415 USD 9.090
Qatar USD 3.650 USD 6.690
Bahrain USD 6.900 USD 12.205
Kuawait USD 4.265 USD 9.590

 

Fonte: Frost & Sullivan’s – pesquisa com 983 viajantes do GCC, Fevereiro 2014

 

– As viagens sazonais são bastante frequentes, especialmente entre julho e setembro- período em que as férias escolares coincidem com as viagens religiosas que acompanham os calendários islâmico e Hirji. Nesse sentido, o maior volume de viagens acontece por conta do Hajj, peregrinação à Meca, como pode ser visto no gráfico abaixo.

 

Estes dados reforçam o fato de que a grande maioria da população do CCG prefere viajar acompanha da família e amigos (gráfico abaixo).

 

“Este estudo aponta tendências interessantes que podem gerar oportunidades para o mercado de turismo da América Latina. As agências da região podem considerar tanto os países do GCC como destino para os viajantes locais, como oferecer pacotes de destinos latino americanos para o número crescente de turistas potenciais desta região. Por exemplo, dos cinco países que mais enviaram turistas para o Brasil durante a Copa do Mundo, quatro são da América Latina. O futebol é uma tradição muito forte na região. Por esse motivo, as agências de turismo por aqui devem começar a levar em consideração, a partir de agora, mais pacotes para os países do GCC, já que o Catar sediará o evento em 2022”, diz André Shirai, diretor de Marketing e Produtos da Amadeus para LATAM.

 

Para ter contato com o estudo completo, acesse: http://blogamadeus.com/wp-content/uploads/2014/06/Shaping-the-Future-of-Travel-in-the-GCC.pdf