Apesar da data ainda distante, as comemorações do centenário do Rei do Baião começam a despontar no calendário de 2012.
Dando início, o Auditório Ibirapuera apresenta no próximo final de semana o espetáculo Danado de Bom – 100 anos de Luiz Gonzaga, que reúne novos nomes da música popular brasileira em releituras dos clássicos do mestre Lua.
O projeto, parceria da Ybmusic com o Canal Brasil busca “manter a obra de Luiz Gonzaga revitalizada”, nas palavras de Mauricio Tagliari, diretor artístico do show. Além de transmissão ao vivo pela internet, os shows serão registrados para um especial no Canal Brasil e em versões em DVD e Blu-ray. O projeto ganhará, ainda, um disco gravado em estúdio.
Para aquecer o público, um trio pé-de-serra ficará responsável pela recepção na parte externa do Auditório. No espetáculo, aproximadamente 50 músicos estarão envolvidos nos 20 números musicais apresentados. E, para o final, a promessa de Mauricio é de que os artistas saiam “cantando pela platéia até transformar o foyer num grande forró acústico”.
O elenco, que conta com nomes como Tulipa RuizNina BeckerPélico, tem qualidade indiscutível. Fica a expectativa de que os expoentes da música brasileira traduzam a obra do Rei do Baião com a excelência que ela merece.
de pai pra filho 2 O centenário do Rei do Baião
Divulgação
Outro evento comemorativo programado para este ano é o lançamento do longa Gonzaga – de Pai para Filho. Após seis anos de preparação, a cinebiografia de Luiz, dirigida por Breno Silveira (2 Filhos de Francisco), teve suas filmagens iniciadas no Marco Zero, em Recife, em dezembro de 2011, aproveitando a realização de um show em homenagem ao Rei do Baião.
O filme tratará do relacionamento, por vezes complicado, de Luiz Gonzaga com seu filho Gonzaguinha. O sanfoneiro paulista Chambinho do Acordeon (Nivaldo Expedido de Carvalho) foi selecionado entre 5000 candidatos para viver Gonzaga dos 30 aos 50 anos. O longa ainda trará Julio Andrade como Gonzaguinha e Nanda Costa como sua mãe, Odaléia.
Exu – cidade natal de Luiz Gonzaga -, Rio de Janeiro e a Serra do Araripe estão entre as locações selecionadas para o restante das filmagens, que devem ser reiniciadas no próximo mês. A data de lançamento ainda não foi definida, mas a previsão é para o segundo semestre de 2012.

fonte: sertão9