Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, momento para reflexão sobre a importância da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na atualidade e como o conceito tem sido objeto de permanente construção e evolução diante das transformações vivenciadas pela sociedade.
No passado a agenda da SAN estava voltada a garantir a capacidade de cada país produzir sua alimentação, bem como a insegurança alimentar decorrida da produção insuficiente de alimentos, sobretudo, entre os países pobres. Atualmente, a pauta contemporânea da SAN abarca temas relacionados a saúde humana, especialmente o combate a obesidade e sobrepeso, a saudabilidade e qualidade nutricional dos alimentos, bem como a ampliação das condições de oferta acessível de alimentos, por meio do incremento da produção, em especial na agricultura tradicional, familiar, urbana, periurbana, no processamento, na industrialização, na comercialização e no abastecimento, que demandam ações intersetoriais que devem orientar governos e suas  políticas públicas.
Para celebrarmos tão importante data, organizamos na Secretaria de Agricultura e Abastecimento uma programação focada nestes temas. Sempre de olho no desafio de bem alimentar o mundo nos próximos anos com nossa produção agropecuária, uma das maiores do mundo todo.
Entre os dias 9 e 11 de outubro, participamos do Asian & Japan Food Show, no Expo Center Norte, na capital paulista. Foi a segunda edição do encontro voltado a empresários do segmento de alimentação oriental, com a nossa Secretaria realizando oficinas gastronômicas com receitas à base de gengibre, diversos tipos de cogumelos, alho negro, tilápia, truta salmonada, mexilhão e ostras.
Tudo isso para mostrar o potencial de produção da agropecuária paulista para atender a este diferenciado mercado alimentício. Também lançamos o livro “Pescado é saúde: uso do frio”, que ensina como escolher, comprar e conservar o pescado, além de receitas para incluir esta proteína no cardápio do dia a dia.
Já no dia 10 de outubro, no Centro Universitário São Camilo, participamos da final do Concurso Cultural Nutrichefes “Alimentação Saudável”. Em parceria com a Secretaria da Saúde e Centro Universitário São Camilo, realizamos este evento que estimula hábitos saudáveis a partir do aproveitamento integral dos alimentos.
Lançamos ainda na mesma ocasião o livro digital “Aproveitamento integral dos alimentos: Diga não ao Desperdício – 4ª edição”. Ele reúne as melhores receitas elaboradas pela equipe de nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).
É uma publicação valiosa que aborda o aproveitamento de cascas, folhas, talos e ervas condimentares. Uma das novidades é a utilização das plantas alimentícias não convencionais (Panc’s), orgânicas e de alto valor nutricional, que são tendência na gastronomia contemporânea, apesar de pouco comercializadas em mercados.
Já no dia 12, o Dia das Crianças, nossa programação recebeu, no Parque da Água Branca, a Feira “Saudável é Mais”, realizada pela Secretaria em parceria com entidades públicas, instituições de ensino e sociedade civil. Foi o segundo ano onde promovemos um dia de atividades voltadas às crianças, para conscientizar e estimular a educação alimentar e nutricional desde cedo.
Os pequenos e as pequenas puderam aprender sobre montagem de hortas caseiras de temperos naturais, receberam orientações sobre a redução de consumo de sal, açúcar e gorduras e participaram de oficinas de culinária saudáveis.
Usamos o lúdico para ensinar a importância do comer bem com contação de histórias e um divertido videogame de frutas in natura, desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru. Fez sucesso também a mini fazenda de alimentos orgânicos, elaborada em parceria com a Escola Técnica Estadual (Etec) “Benedito Estorani”, de Jundiaí.
Para encerrar esta celebração, promoveremos no dia 14, na sede da Secretaria, a entrega do “Prêmio Josué de Castro 2016”, realizada por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP). Ele destaca as iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.
No mesmo dia, será lançado o livro “Sabores da Horta: Agricultura Urbana e Periurbana”, da Codeagro, para incentivar o aproveitamento de pequenos espaços (pneus, jardineiras, etc.) para a montagem de hortas de ervas e hortaliças a serem incluídas na alimentação da sociedade. Com criatividade, todo mundo pode ter sua horta.
Uma semana repleta de ações orientadas pelo governador Geraldo Alckmin, que, médico, sempre nos cobra uma autuação em favor da segurança alimentar. Em tempos de dicotomia, onde de um lado falta alimento e de outro enfrentamos o problema da obesidade, o Governo do Estado de São Paulo diversifica, cria, elabora e desenvolve atitudes por uma alimentação melhor.
Arnaldo Jardim é deputado federal licenciado (PPS-SP) e secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo