Lears-Image22A Fundação Biodiversitas ainda mantém um escritório na cidade de Canudos, onde são realizadas atividades de educação ambiental

A Fundação Biodiversitas conduz um programa para conservação in situ da Anodorynchus leari (Arara azul de Lear), no sertão da Bahia, desde 1989. As ações desenvolvidas na região incluem educação ambiental, pesquisa sobre a biologia da espécie e, principalmente, um intenso trabalho de fiscalização.

Em 1993 a Biodiversitas adquiriu uma porção de 130 hectares da área, com a ajuda do Fundo Judith Hart, criando a Estação Biológica de Canudos (EBC), com o objetivo de proteger aquele santuário.

Atualmente, a EBC conta com duas bases de campo construídas como pontos de apoio para funcionários, pesquisadores e visitantes. As bases estão estrategicamente localizadas nas extremidades norte e noroeste da reserva, facilitando o monitoramento dos acessos aos paredões (áreas de nidificação da espécie), na região denominada como Toca Velha. A Fundação Biodiversitas ainda mantém um escritório na cidade de Canudos – a Toca da Arara – onde são realizadas atividades de educação ambiental e funções administrativas em geral.

Saiba mais informações sobre o assunto na Revista Ecoturismo do mês de março.

Fonte: www.biodiversitas.org.br