Além do colorido de painéis e o futurismo do Museu do Amanhã, temperos e guloseimas ajudam a encantar os visitantes que passeiam por esse novo atrativo turístico da cidade maravilhosa

Por Lívia Nascimento

Escondidinho de cogumelo, hambúrguer vegetariano ou gourmet, tapioca e até marmita de brigadeiro. Essas e outras delícias têm servido como combustível para as milhares de pessoas que passam diariamente pelo Boulevard Olímpico, local escolhido para reunir algumas das principais atrações dos jogos – como o painel Etnias, do artista Kobra, a Casa Brasil, o Museu do Amanhã e a pira olímpica.

gastronomiacasabrasil
A área, localizada no Píer Mauá, foi totalmente revitalizada e tem atraído e encantado turistas brasileiros e estrangeiros que lotam cada um dos espaços em um clima de total descontração. O que não falta é atividade, mas para dar conta de fazer tudo, é preciso uma pausa para recompor as energias. Assim, o local que reúne uma variedade de nacionalidades, sotaques e experiências, também tem colecionado um cardápio saboroso para agradar aos mais variados paladares.
Na passarela formada entre os galpões e as construções antigas repaginadas com muita arte, o cliente pode escolher uma das muitas opções e o movimento tem sido intenso. No Tapí, food truck especializado em tapiocas, os clientes podem optar pelas versões salgada ou doce da comida típica brasileira feita com polvilho. Victor Guimarães Lima, um dos sócios do negócio, está animado com o movimento. “Temos tido bastante movimento, com uma média de produção de 550 tapiocas por dia, e as expectativas são as melhores”, afirma.gastronomia2
Já no Cogu, o ingrediente principal são os cogumelos e o cliente pode escolher as versões na chapa, recheada e até mesmo hambúrguer ou coxinha. Os amantes da carne e da massa também são representados com versões clássicas ou sofisticadas dos já tradicionais hambúrguer e pizza. “Está muito boa, melhor do que esperávamos. Estão todos muitos satisfeitos com as melhorias na cidade e opções gastronômicas”, conta Ariella Braz, dona do Cogu.
Ah, e no final de tudo, ainda dá para se deliciar com brigadeiros, sorvetes e brownies, porque afinal a sobremesa também merece atenção especial. E aí, deu fome?
NÚMEROS DO SETOR – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. A Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL) estima que o setor represente, hoje, 2,7% do PIB brasileiro.
O segmento contribui com 1,5 milhão de empregos formais, o que representa quase 50% da força de trabalho do turismo.

Fonte: Ascom/ Ministério do Turismo