Beatles. Punk. Lady Di. Margaret Thatcher. Tony Blair. Big Bang. Estas são apenas algumas das muitas coisas que se pensa quando se fala em Londres. A capital do Reino Unido é uma cidade na qual o novo e o antigo, o tradicional e novas culturas se misturam tranquilamente.

Centro do poder da realeza britânica, a cidade oferece uma série de eventos e lugares relacionados à coroa. Palácios, o Parlamento, residências oficiais, a troca da guarda e muitas outras atividades.

Ao mesmo tempo há lugares como Camden Town, região boêmia onde é possível encontrar celebridades e onde Amy Winehouse viveu grande parte de sua vida e foi encontrada morta.

 

Ônibus de dois andares em Londres, um dos símbolos da cidade

Ônibus de dois andares em Londres, um dos símbolos da cidade

Por ser uma cidade tão variada, é preciso se organizar ou dispor de muito tempo para conhecê-la. Se você precisa destacar o que é melhor para sua viagem, o “Guia Visual Londres” oferece todo um panorama histórico e cultural do lugar e das principais atrações.

Seja qual for seu estilo, é possível encontrar um roteiro perfeito para ele na capital inglesa. Uma das vantagens de selecionar exatamente o que ver é poder aproveitar melhor o que se gosta, já que o fácil acesso ao metrô permite transitar com comodidade. É importante lembrar de verificar se as estações estão funcionando no período, pois elas estão em constante manutenção.

Se você segue um estilo mais calmo ou viaja para descansar, os parques londrinos são ótima opção ao ar livre. Veja os principais:

*

Londres possui grandes extensões de verde desde os tempos medievais. Algumas, como Hampstead Heath, foram originalmente uma terra comum, utilizada por pequenos proprietários como pastagem. Outras, como Richmond Park e Holland Park, eram terras de caça reais ou jardins de grandes casas. Hoje pode-se atravessar o centro de Londres caminhando de St. Jame’s Park, a leste, em direção a Kensington Gardens, a oeste. Parques especialmente construídos, como Battersea e o jardim botânico de Kew, surgiram posteriormente.

* Kew Gardens
O primeiro jardim botânico do mundo é uma visita imperdível para quem se interessa por plantas.

* Richmond Park
O maior parque Real de Londres tem cervos e oferece belas vistas do Tamisa.

* Holland Park
Antiga área de imponentes casas londrinas, é hoje um dos parques mais românticos da cidade.

 

Londrinos aproveitam o raro dia de sol almoçando no Holland Park

Londrinos aproveitam o raro dia de sol almoçando no Holland Park

 

* Kensington Gardens
Esta é uma placa do jardim Italiano, uma das atrações deste elegante parque.

* Hampstead Heath
Espaço aberto localizado ao norte de Londres. Próximo a Parliament Hill, oferece vistas de St. Paul, da City e do West End.

* Regent’s Park
Este parque está circundado por edifícios da época da Regência. Pode-se andar pelos roseirais, visitar o teatro ao ar livre ou admirar a vista.

Canteiro de flores no Regent's Park

Canteiro de flores no Regent's Park

* Battersea Park
Os visitantes podem alugar um barco para observar a paisagem vitoriana ao redor do lago.

* Hyde Park
O Serpentine é um dos destaques do parque, que também possui restaurantes, galeria de arte e o Speakers’ Corner (Recanto dos Oradores).

Estátua de Peter Pan, no Hyde Park, à beira do Serpentine

Estátua de Peter Pan, no Hyde Park, à beira do Serpentine

* Green Park
As alamedas são as preferidas dos hóspedes esportistas dos hotéis de Mayfair.

* Greenwich Park
O National Maritime Museum, importante por sua arquitetura e exposições, é a principal atração deste parque. Há também belas vistas.

Vista do parque de Greenwich da altura do marco zero

Vista do parque de Greenwich da altura do marco zero

 

Fonte: Folha.com