Capital da diversidade completa 459 anos com muitas opções
de cultura e lazer para moradores e visitantes

 

Brasília (DF) – Hoje (25) é um dia especial para uma das maiores metrópoles do mundo. São Paulo completa 459 anos com a vitalidade que sempre a tornou referência em gastronomia, arte, cultura, negócios, compras, lazer. A casa da abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014 é representativa para o turismo nacional. Tem o maior aeroporto do Brasil – o Internacional de Guarulhos, e foi responsável por mais de 18 milhões de desembarques domésticos ao longo do ano de 2012. Tudo acontece aqui – e aqui acontece de tudo.

 

Em qualquer mês do ano, a cidade fervilha. São 11 milhões de habitantes com uma rotina intensa, que mistura línguas, culturas e hábitos. O destino proporciona atividades turísticas para todos os gostos e idades, em todos os horários. Uma das paradas imperdíveis é a Avenida Paulista. A larga avenida passou de elegante bairro residencial ao principal centro financeiro do Brasil. Ao longo de seus quase três quilômetros de extensão, é possível visitar a Casa das Rosas, mansão da década de 30 dedicada à literatura, o Parque Trianon, a Reserva Cultural, um dos principais cinemas de rua paulistanos, o Itaú Cultural ou o Centro Cultural da Fiesp, lugares onde se encontram ótimas exposições.

 

Ao todo, são 40 centros culturais, 110 museus e 160 teatros com 280 salas que oferecem, em média, 600 espetáculos por ano. O passeio cultural pela maior cidade das Américas pode começar pelo MASP (Museu de Arte de São Paulo), onde se encontram cerca de oito mil obras, e seguir para o Museu de Arte Moderna (MAM), indicado para explorar a produção brasileira contemporânea. Já no Museu da Língua Portuguesa o visitante encontra um atrativo diferente: recursos tecnológicos nas exposições.

 

A gastronomia é outro convite. A fama vai desde o Mercado Central, com seus sanduíches de mortadela e pastéis gigantes com caldo de cana, passando pelos mais de 12,5 mil restaurantes e 15 mil bares que servem 52 tipos de cozinhas, até chegar na pizza. Aqui, tem pra todo mundo: são servidas, em média 720 redondas por minuto, 1 milhão por dia.

 

Para o turista queimar calorias, a dica é reservar um tempo para os esportes em um dos 64 parques e áreas verdes da cidade. O Parque Ibirapuera é o mais conhecido e frequentado, com espaços para cooper, quadras de esporte, playground, ciclovia, lago e etc. Por cada pedaço de São Paulo, há locais para a prática de exercícios físicos.

 

Para explorar o comércio da cidade que não dorme, o visitante não pode deixar de passar também na Avenida 25 de Março, onde se localiza o maior mercado a céu aberto do estado, que recebe cerca de 400 visitantes diariamente. A ampla rua abriga mais de 1,4 mil lojas onde é possível encontrar de tudo: tecidos, bijuterias, papelaria, artigos de casa e festas, por um preço justo e acessível.
Programação


Para comemorar o aniversário de São Paulo, nada melhor que uma festa bem eclética. Os eventos, em sua maioria gratuitos, abrangem música, dança, gastronomia e exposições. O Vale do Anhangabaú oferece uma viagem ao tempo com o show “4 gerações cantam São Paulo”. As apresentações serão de Zélia Duncan, que traz o show “Tudo Esclarecido”, uma homenagem a Itamar Assumpção, representando os anos 80; Arnaldo Antunes, com os anos 90; Criolo e Emicida, representando os anos 2000; e o encerramento com a cantora Rita Lee, que celebra 50 anos de sua trajetória musical e representa os anos 70.  Os shows serão a partir das 15h.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ministério do Turismo