Evento de Moda sustentável promovido pelo Instituto Colibri volta seu olhar para outras vertentes do design de baixo impacto ambiental, unindo técnica, tradição e sustentabilidade.

Entre os dias 14 e 16 de Setembro de 2012, acontecerá o Paraty Eco Fashion, em Paraty – RJ. Trata-se da segunda edição do evento, que dessa vez, além de explorar a Moda, dirige seu olhar ao design de objetos como um todo, sempre com foco na sustentabilidade. Através de exposições, palestras, oficinas e workshops sobre a sustentabilidade no artesanato e no design, o evento promove a união entre as comunidades periféricas da região e artistas plásticos e outros profissionais e instituições renomados, formando então uma ponte entre a tradição local dos moradores e a técnica e visão apurada dos profissionais, promovendo inclusão às populações com pouco acesso a informação de Design e Moda.

 

Neste ano o Paraty Eco Fashion voltou-se para uma parte maior do design sustentável, mantendo a Moda como uma de suas vertentes, mas abrindo o leque para outras possibilidades, como arte e decoração; assim as comunidades envolvidas tiveram maior liberdade para utilizar seus conhecimentos sobre materiais e técnicas tradicionais de baixo impacto ambiental em seus projetos. Esse estímulo à produção artesanal socialmente e ambientalmente sustentável valoriza a cultura local e inclui as populações periféricas no processo de produção da Moda, trazendo à tona um debate sobre os princípios éticos e estéticos da Moda contemporânea.

 

O Instituto Colibri convidou o Instituto Zuzu Angel, o tecelão e designer de artesanato Renato Imbroisi, a artista têxtil Sandra Thaumaturgo e os artistas plásticos residentes em, Paraty Lúcio Cruz e Patrícia Gibrail, entre outros, para trabalharem junto das comunidades oferecendo capacitação às populações do Pouso da Cajaíba, Trindade, Praia do Sono, Ilha do Araújo, Quilombo e da Aldeia Indígena de Paraty Mirim, todas do município de Paraty. Os moradores tiveram ainda a oportunidade de participar de oficinas de Corte e Costura, Design e Papel Artesanal, Customização, e Vivência para Fortalecimento da Cadeira Produtiva do Artesanato; tudo como estímulo para a criação de objetos de design que unissem suas tradições a um olhar diferenciado, mais moderno e voltado para a arte contemporânea, apresentado pelos profissionais.

 

O resultado desse trabalho, tais como peças de vestuário e objetos de decoração, serão expostos durante o Paraty Eco Fashion, que realizará também palestras, workshops e outras oficinas ligadas à sustentabilidade na Moda e no Design. Além disso, o evento contará ainda com a apresentação de trabalhos realizados por estudantes de faculdades de Moda, que se inscreveram através do site e foram selecionados para participar.

 

O Paraty Eco Fashion é, em suma, o incentivo e o festejar da cultura de raízes enriquecida pelo olhar moderno e apurado do design e da Moda, 100% voltado para a importante questão da sustentabilidade.

 

Instituto Colibri – contato:
Bernadete Passos – Coordenadora Executiva
Estrada Paraty-Cunha km 4,5. Ponte Branca, Paraty – RJ. CEP: 23970 – 000.