Jogo entre Grêmio e Newell’s Old Boys será usada para testar aparelhos de segurança da Copa do Mundo

 

O deslocamento de delegações e o fluxo de torcedores na partida desta quinta-feira (13), entre Grêmio e Newell’s Old Boys, pela Taça Libertadores, servirá como exercício integrado para as forças de segurança. Durante a partida serão utilizados alguns dos equipamentos adquiridos para garantir a tranquilidade durante a Copa do Mundo. Entre eles, a Plataforma de Observação Elevada (POE), que possibilita aos operadores da segurança um amplo perímetro de monitoramento, facilitando a rápida identificação de ações criminosas ou perturbações e a imediata intervenção.

Além disso, há a intenção de aproveitar as partidas finais do Campeonato Gaúcho para testes de segurança pública como ação preparatória para o Mundial. Nesta quarta-feira, o Secretário Extraordinário de Segurança para Grande Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, esteve reunido com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, para articular a ação.

De acordo com Andrei Rodrigues, os exercícios simulados “são uma oportunidade para fomentar a integração das estruturas e observar pontos de melhorias relativas ao planejamento”. Também participaram da reunião o presidente Comissão Estadual da Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, delegado federal Sérgio Henrique Silva da Silva, o Diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Antônio Scussel, e representantes da prefeitura de Porto Alegre e do Comitê Organizador Local (COL)

Centro Integrado

O grupo conheceu, ainda, a estrutura que abrigará o Centro Integrado de Comando e Controle/RS, sediado na Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. As instalações estão em fase de finalização e são distribuídas em dois andares do prédio. A partir do local será feito o monitoramento das principais regiões da cidade, de estradas que dão acesso à capital, além dos deslocamentos de equipes, a movimentação no entorno do estádio e demais pontos de interesse, possibilitando a imediata tomada de decisão por parte das

Fonte: SESGE