Os números apresentados pela Pesquisa do Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa divulgados na última terça-feira (24) foram comemorados pela diretoria da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). A presidente da autarquia, Ruth Avelino, destacou o aumento do índice de turistas que optaram em conhecer os atrativos do ‘Destino Paraíba’, a partir de indicações de agências de viagens e de publicidade institucional.

Pelos números divulgados pela pesquisa, 9,75% dos turistas ouvidos acataram indicação de agências de viagens. Outros 5,72% tomaram conhecimento do ‘Destino Paraíba’ a partir de publicidade governamental. Na pesquisa realizada entre 2010/2011 os números foram 5,13% (agências de viagens) e 1,47% (publicidade institucional). “Esses números representam o resultado positivo das ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo desde o início da atual administração, em especial, nas atividades ligadas ao turismo”, explicou.

A executiva enumera uma série de ações promovidas nos principais mercados emissores de turistas para o Nordeste, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia. Foram realizados também treinamento/workshops com profissionais das maiores agências e operadoras de turismo ou promovendo visitas diretas nas empresas”, garantiu Ruth Avelino.

Massificação da divulgação – Ruth Avelino destacou que a PBTur também fechou no ano de 2011 implementando a divulgação institucional em diversos veículos de comunicação. Ela citou, por exemplo, as publicidades nas revistas Veja, Rota Viva e até a Lifein, de Portugal. As peças publicitárias mostravam o potencial turístico paraibano, a partir do produto sol e mar, seguindo orientação da Embratur e Ministério do Turismo. “Retomamos nessa gestão as ações de divulgação com os principais veículos de comunicação do País. Isso sem falar que iniciamos 2012 participando de feiras de turismo na Holanda e Espanha”, enfatizou a presidente da PBTur.

A executiva apontou ainda, as ações em busca de mídia espontânea, onde a cada mês, desde janeiro do ano passado, um jornalista de veículo de grande circulação foi convidado para conhecer os pontos turísticos da Paraíba. Praticamente todos os grandes portais e cadernos especializados em Turismo produziram reportagens sobre o Destino Paraíba. Ruth Avelino destacou a parceria com o trade paraibano nessas ações, como a ABIH-PB, Abrasel, João Pessoa Convention Bureau, Sebrae-PB, Fecomércio, Abav, entre outros.

Em 2012 – O Plano de Ação da PBTur junto às operadoras de viagens para este ano prevê treinamentos dos agentes de viagens de São Paulo e  do interior do Estado. Capitais como Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Blumenau e algumas cidades do Rio Grande do Sul estão no cronograma de capacitação.
Já na primeira quinzena de fevereiro, nos dias 8 e 9, a PBTur participa do 18º Workshop & Trade Show CVC, em São Paulo, evento que reunirá cerca de 10 mil visitantes de todo o Brasil. Neste evento os participantes irão conferir lançamentos da CVC e de cerca de 700 expositores do mercados brasileiro e principais players do turismo mundial.


Informações da Imprensa

Agenilson Santana