Início » Artigos, Meio Ambiente

PINI realiza seminário em Recife sobre Tecnologia, Desempenho e Sustentabilidade na Construção Civil

4 de August de 2011 Sem Comentários

No dia 23 de agosto, a PINI promove, no Golden Tulip Recife Palace, em Recife, o seminário Tecnologia, Desempenho e Sustentabilidade na Construção Civil. O principal objetivo deste evento é compartilhar com os construtores, incorporadores e projetistas do Nordeste alternativas e soluções tecnológicas para atender à forte demanda do crescimento regional da construção.

O seminário abordará os desafios para a adequação dos projetos aos requisitos de desempenho impostos pela nova Norma de Desempenho (NBR 15575) e aos apelos em relação à sustentabilidade nas construções, sejam motivados pela legislação ambiental ou pelos próprios usuários e/ou contratantes de obras. Para isso, a PINI reuniu pesquisadores, especialistas e profissionais de construtoras e incorporadoras de atuação nacional para trocar conceitos, ideias e metodologias. A atual demanda por obras em todo o Brasil encontra na região Nordeste um de seus principais mercados, com índices de crescimento superiores à média nacional. Esse cenário exige do meio técnico novas tecnologias e ferramentas de planejamento, projeto, gestão e controle dos empreendimentos.

Seminário Tecnologia, Desempenho e Sustentabilidade na Construção Civil

Programação:

9h – Tendências de Materiais, Tecnologias e Processos de Construção de Edifícios – Engenheiro Ercio Thomaz – Coordenador da cadeira de Patologias da Construção do Mestrado Profissional do IPT.

Engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atua desde 1980 no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Pesquisa e realiza consultoria nas áreas de materiais de construção, estruturas, componentes e sistemas construtivos. É autor dos livros “Trincas em Edifícios” e “Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção”, publicados pela PINI. Lecionou durante 25 anos na Faculdade de Engenharia de Sorocaba e na Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado.

10h – Coffe Break

10h30 – Experiência de Incorporadora / Construtora na Análise, Verificação e Cumprimento da Norma de Desempenho – Engenheiro Mauricio Bernardes – Gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Tecnisa.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas, possui especialização em Engenharia de Produção para Construção Civil pela Escola Politécnica da USP, em Administração para Graduados (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado pela Universidade de São Paulo. O engenheiro tem diversos trabalhos acadêmicos publicados.

12h – Almoço

13h30 – Seleção de Insumos e Fornecedores com Critérios de Sustentabilidade – Engenheira Vera Fernandes Hachich – Gerente Técnica da TESIS, Tecnologia de Sistemas em Engenharia, coordena uma equipe de 30 profissionais.

Graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre e doutora pela POLI-USP. Possui especialização em Certified Quality Engineer pela American Society for Quality Control e experiência em engenharia da qualidade, avaliação de desempenho de materiais, componentes e sistemas construtivos tradicionais e inovadores, gestão de programas setoriais da qualidade, tecnologia de produtos, sustentabilidade na construção civil, durabilidade e normalização de componentes e sistemas construtivos. Ex-pesquisadora do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, e em 2011, foi eleita para o Conselho Deliberativo do CBCS – Conselho Brasileiro da Construção Sustentável. Atualmente coordena uma equipe de 30 profissionais na TESIS.

14h30 – Coffe Break

15h – Case de Incorporadora / Construtora no Desenvolvimento Tecnológico -

Engenheiro André Glogowsky – Presidente do Conselho de Administração da HOCTIEF e Diretor da Câmara Brasil na Alemanha.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, possui especialização na área de negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Como presidente da HOCHTIEF é responsável pela área estratégica e de desenvolvimento de negócios da construtora. Atua também como conselheiro da SIKA, multinacional da área de produtos químicos para a construção. Além de Conselheiro da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia e Montagem Industrial), membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SINDUSCON São Paulo e conselheiro da Revista Téchne, publicada pela Editora PINI.

Serviço:

Seminário Tecnologia, Desempenho e Sustentabilidade na Construção Civil

Local: Golden Tulip Recife Palace

Horário: 9h às 16h30

Endereço: – Av. Boa Viagem, 4.070

Informações e inscrições: (11) 2173-2474 ou eventos@pini.com.br