A capacidade de peso prevista para a ponte é de 540 toneladas

O Principal cartão-postal da cidade de São Vicente (SP), a Ponte Pênsil, com 101 anos completados no dia 21 de maio, será liberada para o tráfego de veículos nesta sexta-feira (31), após três anos de reforma. O Secretário Estadual de Logística e Transportes Duarte Nogueira, já confirmou a presença para a entrega da obra. A inauguração oficial está prevista para o dia 30 de novembro.
Os testes de carga foram realizados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no entanto, segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que gerencia a ponte, outros testes ainda serão realizados durante os próximos dias.
Novas aferições são normais e não devem interferir na entrega do acesso viário. A capacidade de peso prevista para a Ponte Pênsil é de 540 toneladas. Para simular essa carga, caminhões e uma viatura do Corpo de Bombeiros de grande porte estiveram no local. Os testes foram feitos baseados em 160 toneladas. O IPT diz que esse número equivale a um dia de muito movimento de carros.
Utilizada como via de ligação entre a Ilha de São Vicente e a Praia Grande, a estrutura foi inaugurada em 1914 com o objetivo de sustentar as tubulações que levavam o esgoto produzido em Santos e São Vicente, para ser lançado na Ponta de Itaipu, em Praia Grande.
Construída pela antiga Comissão de Saneamento de Santos, a Ponte Pênsil, primeira do gênero no Brasil, foi projetada, em 1910, pelo engenheiro sanitarista Francisco Rodrigues Saturnino de Brito (1864-1929), considerado um pioneiro do setor no país. Além da ponte, Saturnino planejou um eficiente sistema de esgotamento sanitário e os canais de Santos. Na época, o progresso urbano aliado à falta de planejamento levou a cidade a uma crise epidêmica, com surtos de febre amarela e tifoide, malária, varíola e peste bubônica. Com as obras de saneamento, Santos livrou-se da insalubridade.

A inauguração
Com festa e repercussão internacional, a inauguração da Ponte Pênsil no dia 21 de maio de 1914 marcou, oficialmente, o início do funcionamento do sistema de saneamento de Santos e São Vicente. Participaram da cerimônia autoridades locais e políticos como o então prefeito de São Paulo, Washington Luís, além de senadores, deputados, autoridades consulares e eclesiásticas. Membros do Automóvel Club de São Paulo também desceram a Serra para transitarem, pela primeira vez, pela Ponte.

Bandeiras ornamentaram a estrutura no dia da inauguração, e a municipalidade ofereceu aos convidados um lunch ao ar livre; no local, foram expostas duas pinturas de Benedicto Calixto (1853-1927) representando a obra de engenharia. Saturnino de Brito, que estava a trabalho no Recife, cidade onde também idealizou importantes obras de saneamento, enviou um telegrama de congratulações.