Você sempre quis saber por que os índios não tem pelos e possuem cabelo liso? Esta é uma resposta que apenas a biologia pode lhe dar.

Os índios não tem pelos no corpo porque fazem parte da etnia dos mongoloides, ao qual uma das principais características é a falta de pelos. Os índios brasileiros herdaram apenas esta característica dos antecedentes, os asiáticos, que também possuem pouco pelos pelo corpo.

Na realidade, pesquisadores detectaram que o hormônio responsável pela produção de pelos dos índios é muito fraco no corpo, porém, no couro cabeludo é extremamente forte. O resultado disto é um corpo “pelado” e pouquíssima queda capilar.
Os índios possuem cabelos lisos, diferente dos negros que possuem cabelos crespos, devido a adaptação evolutiva do ambiente em que vivem.

Os negros são provenientes da África, local muito quente com o sol muito forte. Um ambiente com estes aspectos propiciou a vantagem naqueles que tinham um cabelo mais crespo, pois o cabelo crespo faz com que o ar circule melhor dentro de uma camada de mais ou menos 5cm entre o cabelo e o couro cabeludo, o que serve bem para uma proteção contra o calor. Eles também desenvolveram a melanina na pele, o que os protegem mais do forte sol africano.

O cabelo quando comprido, forma uma espécie de “capacete”, conhecido como “estilo black power”, fazendo com que o rosto fique mais protegido do sol.

O mesmo ocorre com os índios. Eles não possuem pelos porque não é necessário. O ambiente ao qual vivem é úmido e quente, são locais que chove praticamente todos os dias e possui muitas sombras de árvores.

Fonte: Museu do Índio