O Grupo Editorial Ecoturismo, que há 18 anos tem compromisso com o turismo e a proteção ao meio ambiente, através de edições mensais da Revista Ecoturismo e também pelo portal na internet (www.revistaecoturismo.com.br) promove ainda seminários com o intuito de abordar questões atuais no aspecto socioambiental.

O Grupo tem como missão promover o diálogo franco e transparente entre organizações, poder público e sociedade, no que diz respeito às questões sociais, ambientais e econômicas em todo o Brasil. Em plena “era da informação”, é através de encontros em que organizações possam divulgar as suas ações favoráveis à sociedade, e esta apresentar as suas indagações, e o poder público poder cooperar e buscar a sinergia para o desenvolvimento sustentável e garantir o bem estar de todos.

O Seminário Internacional de Sustentabilidade é um evento promovido pelo Grupo Editorial Ecoturismo. Sua 7ª edição será realizada nos dias 26 e 27 de outubro no auditório da UNIRON, no Porto Velho Shopping, em Rondônia. O encontro trará à tona o debate das principais questões de interesse da sociedade rondoniense, como a construção das hidrelétricas do Rio Madeira, entre outros relevantes temas.  Este seminário já contou com vários nomes da sustentabilidade nacional e internacional, como é o caso de Dom Pedro Léon Azofeifa, membro da Academia de Ciências dos Estados Unidos e assessor especial do presidente da Costa Rica, Oscar Arias Sanchez, e que promove ações formidáveis em desenvolvimento sustentável naquele país. Ainda, no referido seminário, como reflexo dos interesses da comunidade regional, surgiu o Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia.

Concomitantemente com o Seminário Internacional de Sustentabilidade acontece o Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática. Em sua oitava edição, essa premiação visa prestar homenagem àqueles que promovem ações em defesa do Meio Ambiente, como é o caso do deputado Jorge Amanajás, presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, uma vez que seu Estado é campeão em preservação da Floresta Amazônica.

2008
O último e consagrado VI Seminário Internacional de Sustentabilidade e VII Prêmio Ecoturismo, ocorrido em novembro de 2008, na capital das Usinas do Rio Madeira, mostrou que estamos no caminho certo e a população rondoniense presente aprovou nossa medida em ser parte do calendário anual turístico e socioambiental, e a transformação de nosso conclave em Fórum Permanente de Sustentabilidade, com a instância maior que é a realização do seminário em todos os meses de outubro na capital Porto Velho ou demais cidades interioranas rondonienses, além de outras capitais amazônicas que convidem a cúpula para a realização do conclave sempre de caráter internacional.

Tudo com o fito de mostrar ao Brasil e ao planeta as nossas preocupações e ações concretas mitigatórias contra o aquecimento global, mostrando também que o Brasil é o quarto maior emissor mundial de gases causadores do aquecimento global do planeta, principalmente por causa do desmatamento e das queimadas.

Todas as etapas dos eventos trarão especialistas renomados e instruídos para palestrar sobre as questões em pauta, visando organizar os esforços para a diminuição do impacto ambiental das emissões de gases na atmosfera, proteção da Amazônia e do desenvolvimento sustentável, e propagação do Turismo Sustentável e da Cultura da Amazônia.

Sétima edição
O Seminário Internacional de Sustentabilidade é um evento que já está fazendo parte da sociedade de Rondônia. Nossa ação de permitir um diálogo entre organizações e sociedade, sem nenhum custo de inscrição para a população, afirma a nossa atitude de responsabilidade sócio-ambiental.

Este ano será realizado em sua 7ª Edição, prometendo o sucesso de público das edições anteriores. Todo este sucesso deve-se ao nível dos palestrantes e debatedores, pois o seminário em questão já contou com os principais nomes da sustentabilidade nacional e internacional. Os temas abordados sempre são de grande interesse da sociedade de Rondônia. Na última edição, as palestras das empresas envolvidas na construção das hidrelétricas do Rio Madeira, causaram grande repercussão na mídia, devido às questões abordadas e levantaram discussões acaloradas na população da região. Estas palestras e outras mais garantiram o sucesso deste evento, que lotou o auditório. No mesmo dia, a população sugeriu a criação de um Fórum Permanente para acompanhar todas as propostas sugeridas no seminário. Nesta 7ª Edição, serão abordados assuntos de grande interesse, como é o caso da Flona do Bom Futuro e da construção da ponte que ligará os países Brasil e Bolívia, prometendo aquecer as exportações entre os dois países.

Outra novidade para este ano é que o Seminário firmou parceria com a comunidade dinamarquesa, para a troca de experiências entre Brasil e Dinamarca, sem dúvida, uma parceria de muito sucesso.

TV Ecoturismo
Este ano, o VII Seminário Internacional de Sustentabilidade conta com uma novidade: sua transmissão ao vivo pela TV Ecoturismo. Em tempo real, todos terão a oportunidade de assistir as conferências e debates do evento.

A TV Ecoturismo iniciou suas atividades no dia 1º de julho, durante a 4ª edição do Salão de Turismo, evento promovido pelo Ministério do Turismo, que aconteceu no Parque Anhembi em São Paulo. Este canal de comunicação promete ser um grande marco na área jornalística brasileira, cobrindo uma lacuna no segmento de Web TV em setores que normalmente não tem explorado com toda força a potencialidade deste grande setor econômico, aliado à matriz ambiental que é um forte do Grupo Editorial Ecoturismo, que completou 18 anos no dia 15 de março deste ano.

Confira a programação do VII Seminário Internacional de Sustentabilidade

Dia 26 de Outubro de 2009 (segunda-feira)
8 h às 9h – Credenciamento
9h – Cerimônia de Abertura
9h30m – Palestra: Hidrelétricas de Jirau e o seu compromisso social e sustentável.
Palestrante: Dr. José Lúcio Arruda Gomes – Diretor da Energia Sustentável do Brasil – Porto Velho/RO.
10h10m – Palestra Flona do Bom Futuro, o que é mito e o que verdadeiro.
Palestrante: Sr. Ernandes Amorim – Deputado Federal pelo Estado de Rondônia. –
10h50m – Coffee Break
11h05m – Palestra: Ponte entre Brasil e Bolívia e maior interação econômica entre os dois países
Palestrante: Dr. Miguel de Souza – Diretor de Planejamento e Pesquisa – Departamento Nacional de Infra-Estruturas de Transportes.
11h45m – Palestra: Sustentabilidade no Agronegócio.
Palestrante: Deputado Rubens Moreira Mendes
12h25m – Intervalo
14h – 2009 – Ano do Destino Amazônia e as ações para promoção do destino para todos os brasileiros.
Palestrante: Dr. Manuel Picasso– Secretário Geral da OTCA
14h50m – Educação Ambiental – Cuidando do presente para garantir o futuro.
Palestrante: Dr. Eugenio Scanavinno – Criador e Coordenador do Programa Saúde e Alegria.
15h40m – Coffee Break.
16h – Palestra Guajará Mirim e o seu potencial para cidade verde.
Palestrante: Dr. Marcelo Broinizi – Coordenador da Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo.
16h45m – Cerimônia de Entrega do VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática.
17 h – Encerramento
*Programação sujeita à alteração.

Dia 27 de Outubro de 2009 (terça-feira)
8 h às 9h – Credenciamento
9h – A importância das licenças ambientais para as linhas de transmissão das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira.
Palestrante: Adhemar Palocci – Diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte
10h – Coffee Break
10h15 – Palestra Parceria SABESP e CAERD, em defesa do uso consciente da água.
Palestrante: Dr. Gesner Oliveira – Presidente da SABESP
11h15m – Lançamento Nacional do Livro “Pré-Sal e o Aquecimento Global”
11h30m – Intervalo
14h – Copenhague e Porto Velho, cidades irmãs na luta pela Justiça Climática e o potencialidade  e Porto Velho para as energias renováveis.
Palestrante: Dorthe Serles – Diretora da Braz Biz e Representante da Comunidade Dinamarquesa no Brasil.
14h50m – Coffee Break
15h05m – Projeto Bióleo em defesa da água e uma proposta para a energia renovável.
Palestrante: Jorge Hori – Conselheiro Consultivo do PNBE
16h – Palestra Forte Princípe da Beira, uma das maravilhas do mundo.
Palestrante: Sra. Claudia Carvalho- Secretária do Turismo de Rondônia.
17h – Encerramento.
* Programação sujeita à alteração.

Debatedores convidados:
Governador Ivo Cassol – PPS/RO
Deputada Marinha Raupp – PMDB/RO
Deputado Eduardo Valverde – PT/RO
Senador Valdir Raupp – PMDB/RO
Senador Expedito Jr. – PR/RO
Deputado José Sarney Filho – PV/MA
Dr. Denis Roberto Baú – Diretor Presidente da FIERO.
Jornalista Silvio Persivo
Deputado José Riva – Presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso
Deputado Jorge Amanajás – Presidente da Assembléia Legislativa do Amapá
Ivan Marcelo Neves – Secretário Executivo da FBOMS
Victor Ferreira de Souza – Chefe Geral do EMBRAPA de Rondônia.
Francisco Ferreira Cabral – Presidente da Federação de Agricultura de Rondônia
Cletho Muniz de Brito – Secretário de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia

Lista de indicados ao VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática
Dr. Eike Baptista – Presidente do Grupo EBX
Mr. David John Howard Thompson – Primeiro Ministro de Barbados
Deputado Eduardo Valverde – PT/RO
Senador Expedito Jr. – PR/RO
Deputado José Riva – PP/MT
Deputado Jorge Amanajás – PSDB/AP
Rubens Harry Born – Coordenador ONG Vitae Civilis
Cassiano Marques – Secretário de Turismo do Acre
Embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis – Diretora do Departamento da Europa – Ministério das Relações Exteriores.
Dr. Antônio Ermírio de Moraes – Presidente do Grupo Votorantim

VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e VIII Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática

Local:
Auditório da UNIRON (Porto Velho Shopping) na Avenida Rio Madeira com Avenida Calama – Embratel – Porto Velho/RO.