Esqueça São Sebastião ou Guarujá. Uma das melhores praias para banho no litoral paulista fica em… Cubatão –cidade da Baixada Santista que ganhou fama de uma das mais poluídas do mundo.

Pois a “praia fluvial” da cidade foi uma das 13, entre 136, limpas 100% do tempo nas medições semanais da Cetesb (agência ambiental paulista) desde que a avaliação começou, em 2001.

Praia não é, pois tem água doce e não está ligada ao mar. Já a limpeza decorre do fato de a nascente do rio Perequê, que batiza a “praia”, estar no alto da serra do Mar.

“Praticamente não há interferência na água”, afirma José Eduardo Bevilacqua, assessor da diretoria da Cetesb.

A única interferência é o fluxo de visitantes, disse. Mas situação está “contornada”.

Marcelo Justo/Folhapress
Banhistas na "praia" do rio Perequê, em Cubatão, limpa 100% do tempo nas medições semanais da Cetesb
Banhistas na “praia” do rio Perequê, em Cubatão, limpa 100% do tempo nas medições semanais da Cetesb

Encravada no Parque Ecológico do Perequê, às margens da rodovia Piaçaguera-Guarujá, a “praia” de Cubatão recebe até 5.000 pessoas aos finais de semana.

O entorno carece de cuidado: na semana passada, as margens tinham restos de carvão, sinal dos churrascos feitos ali. “No sábado e domingo tem muito paulista”, diz a operadora de pedágio Marilsa dos Santos, 29, que, durante a semana, fazia churrasco com a família.

A prefeitura agora controla a visitação. Limitou a 200 os carros que podem estacionar no parque e elabora um plano de manejo que determinará seu público máximo.

A ideia é que a “praia” impulsione o turismo em Cubatão, que pleiteia ser transformada em estância turística.

As outras praias 100% limpas desde 2001 estão em Iguape, Ilha Comprida, Ubatuba e Caraguatuba.

fonte: Folha de São Paulo