precos-globais-de-diarias-hoteleiras-aumentam-pelo-quarto-ano-consecutivoValores pagos por viajantes cresceram 4% no primeiro semestre de 2014, aponta o mais recente Hotel Price IndexTM (HPI®) da Hoteis.com™

O valor médio pago por um quarto de hotel em todo o mundo aumentou 4% durante os primeiros seis meses de 2014, quando comparado ao mesmo período em 2013. Esse movimento pode estar atrelado à recuperação econômica global, especialmente na Europa[1], o que estimulou os consumidores a tornarem-se mais confiantes em aumentar seus gastos de viagem.

O Hotel Price Index (HPI) global ficou em 115 ao final dos primeiros seis meses de 2014, 15 pontos acima do índice lançado em 2004 e, agora, apenas quatro pontos abaixo do recorde de 119, do primeiro semestre de 2007.

Johan Svanstrom, presidente da marca Hoteis.com, afirmou: “O início do ano foi bastante promissor para a indústria de viagens, já que a demanda para turismo internacional e viagens a negócios se manteve forte[2]. Consequentemente, vimos o maior aumento do HPI desde o início de 2012 e, pela primeira vez, duas regiões, a América Latina e o Caribe, apresentaram índices que superaram os números anteriores à crise econômica”.

O Caribe apresentou o maior aumento documentado no relatório, 6%. Já a América Latina continua no mesmo ritmo de 2013 e também atingiu pico no índice semestral, em 130 pontos.

Duas regiões tiveram um crescimento de 5% no HPI. Em primeiro, a região da Europa e Oriente Médio, que apresentou o resultado mais elevado nos últimos seis anos. Em segundo lugar, a América do Norte, impulsionada pelos resultados dos Estados Unidos, que apresentou os melhores níveis de ocupação do século em junho, de acordo com o Smith Travel Research.

Para a região da Ásia e Pacífico, o índice não sofreu alterações. A Ásia, em particular, continuou oferecendo excelente custo-benefício para os viajantes, enquanto os valores pagos pelos visitantes da Austrália foram amenizados pelo enfraquecimento do dólar australiano.

“Assim como a recuperação econômica, três outros fatos se destacaram para justificar os movimentos dos preços. As variações cambiais tiveram grande influência ao determinar os preços pagos em viagens no exterior, que subiram ou caíram para muitos viajantes. Os viajantes do Reino Unido se beneficiaram tanto pela estabilidade da libra esterlina versus moedas mais fracas, quanto pela valorização em relação a outras”, comentou o executivo.

Svanstrom ainda lembrou como movimentos sociais e grandes eventos influenciam o setor. “A agitação civil em vários mercados turísticos importantes ao longo deste período impactou o número de visitantes, fazendo com que os preços caíssem, especialmente, no Egito e na Turquia. Entretanto, este cenário beneficiou o turismo espanhol. E, finalmente, os dois grandes eventos esportivos mundiais que ocorreram no primeiro semestre de 2014, em Sochi e no Brasil, fizeram com que preços pagos subissem durante os torneios”.  

Para mais informações e o relatório complete, acesse: http://www.hotel-price-index.com/

[1] Fonte: http://ec.europa.eu/economy_finance/eu/forecasts/2014_winter_forecast_en.htm