Gesner Oliveira, Presidente da SabespGesner Oliveira, presidente da Sabesp, é mais uma presença confirmada para o Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal, que acontece no próximo mês em Caraguatatuba. Oliveira é membro dos Conselhos de Administração da Sabesp e da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e Professor do Departamento de Economia da Fundação Getúlio Vargas, sendo também Professor Visitante da Universidade de Columbia nos EUA (2006), Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica/CADE (1996-2000), Secretário Interino de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (1995). Secretário Adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1993-1995), Presidente do Instituto Tendências de Direito e Economia, sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, consultor e árbitro nas áreas de regulação de infra-estrutura e defesa da concorrência, Ph.D em economia pela Universidade da Califórnia/Berkeley, mestre em economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP e bacharel em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo/USP.

Os resultados da SABESP

Os números da SABESP impressionam, tanto pela quantidade de redes e conexões disponíveis quanto pelo volume de tratamento.
A Empresa produz cerca de 100 mil litros de água por segundo e abastece, diretamente e no atacado, mais de 26 milhões de pessoas, ou seja, 60% da população urbana do Estado de São Paulo. Em termos comparativos, isso equivaleria a duas vezes a população da Bélgica.
As redes de distribuição de água e de coleta de esgotos são tão extensas que seriam suficientes para dar duas voltas ao Globo Terrestre, se fossem unidas linearmente.
A empresa emprega cerca de 17 mil profissionais altamente qualificados para a operação de sistemas avançados de tecnologia e prestação de serviços.

Desenvolvimento Econômico e o cuidados com a Água

O aumento crescente da população e a expansão das cidades aumentam progressivamente a pressão sobre o fornecimento de água. O desenvolvimento industrial requer mais água e, na medida em que os países buscam ampliar suas fontes de energia, mais deste recurso será convertido para a geração de hidroeletricidade.

No futuro, a competição por essas escassas fontes de água crescerá à medida em que as demandas industriais e domésticas também aumentarão. Abastecer o mundo de maneira sustentável, respondendo, ao mesmo tempo, ao avanço das ameaças provocadas pelas mudanças climáticas, requer novos conceitos e forte vontade política para solucionar os crescentes problemas mundiais relacionados à água.
Este e outros temas estaremos abordando no Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal, que já tem recebido uma grande solicitação de inscrições no site www.revistaecoturismo.com.br. Para se inscrever, clique aqui.

Acesse o site e confira as palestras já confirmadas.

Serviço

Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal
Data: 12 de maio de 2009
Horário: 8h
Local: Centro Universitário Módulo (Avenida Frei Pacífico Wagner, 653, Centro, Caraguatatuba- SP)

Fonte: Revista Ecoturismo

Foto: Revista Ecoturismo