“Ai, ai, ai, ai, está chegando a hora…” Esse trecho da famosa marchinha carnavalesca retrata bem o sentimento de praticamente todos os recifenses que não aguentam mais esperar pela chegada do Carnaval Multicultural do Recife, que neste ano, acontece no período de 12 a 16 de fevereiro. Por conta disso, por aqui, as prévias carnavalescas já começaram desde o início do mês de janeiro em diversos pontos da cidade. São mais de 80 atrações preparadas pela Prefeitura do Recife que vão antecipar o gostinho do Carnaval.

“Depois da Queima da Lapinha, o clima de carnaval toma conta da cidade e os ensaios se configuram como uma diversão para os foliões mais ansiosos. Isso tem fortalecido a dinâmica do carnaval, o movimento dos bares, lojas de adereços e fantasias e o comércio como um todo. Além disso, ainda possibilita aos turistas que não podem vir no Carnaval aproveitar um pouco da nossa festa multicultural”, explica Júnior Afro da comissão dos Ciclos Culturais (FCCR).

Os ensaios para o tão esperado encontro dos batuqueiros, que, tradicionalmente, abrem o Carnaval do Recife, já iniciaram. De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, o Carnaval da cidade é um evento consolidado no calendário anual. “Com as prévias, os turistas ganham nova chance de conhecer toda a nossa cultura carnavalesca, movimentando a cidade por um tempo maior e proporcionando aos que vieram de férias aproveitar o Recife por mais tempo”, afirma.

O percussionista Naná Vasconcelos reúne cerca de 500 músicos na sexta-feira de Carnaval em uma grande cerimônia em que o prefeito do Recife entrega a chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha de Carnaval. Os ensaios acontecem nas sedes dos maracatus, em diversos pontos da cidade, sempre de quarta a domingo das 19h às 21h.

Afinando também a cadência do som para o Carnaval estão os Afoxés e as Escolas de Samba. Nas quatro sextas-feiras que antecedem o Carnaval, o público poderá participar dos ensaios na Rua da Moeda, a partir das 19h. Nos dias 9 e 10 de fevereiro, dois grandes ensaios de Maracatu, Afoxé e Escola de Samba acontecem no Marco Zero, às 19h. No Pátio de São Pedro, ocorrem shows de diversos artistas, além das eliminatórias dos concursos de Rei Momo, Rainha do Carnaval, Príncipe e Princesa do Carnaval 2010 e ainda os concursos de Passistas, Porta-Estandartes, Mestres –Sala e Porta-Bandeiras. Já a Praça do Arsenal recebe oficinas de frevo e maracatu, além de desfiles de blocos e shows com orquestras.

O maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, também já está nos preparativos finais para o Carnaval, e traz, toda quinta-feira na sede do bloco, a Quinta no Galo, no Palácio Enéas Freire, bairro de São José. Os ensaios são de frevo, maracatu e caboclinho, a partir das 19h, o valor do ingresso varia para cada atração, a partir de R$ 10.

Para aquecer e animar ainda mais o recifense, vários blocos centenários da cidade também estão programando os seus ensaios com a participação do público. O Clube Madeiras do Rosarinho reservou todas as terças-feiras de janeiro, a partir das 20h, para afinar os instrumentos na sede do clube. O Bloco das Flores destaca todas as sextas-feiras que antecedem o Carnaval de janeiro e fevereiro para o ensaio do bloco, na rua do Bom Jesus, a partir das 19h. E no dia 06 de fevereiro, o bloco promove o Baile de Máscaras na sede da AABB, às 22h. Já o Bloco da Saudade vai promover o seu primeiro acerto de marcha na próxima sexta-feira (08) na sede do Clube Náutico Capibaribe, com a presença de Getúlio Cavalcanti, a partir das 22h.

E não para por aí, o recifense adora se fantasiar para o aquecimento do Carnaval, os locais apropriados são os diversos bailes que antecedem o período momesco, como o Baile Municipal, o Bal Masqué, o Baile dos Artistas, o Siri na Lata, Enquanto isso na Sala de Justiça e tantos outros. Os foliões mais ansiosos pelo Carnaval não precisam mais esperar, é só escolher o local e cair na folia.

Secretaria de Turismo do Recife