Um dos menores primatas do mundo revelou ser o único com habilidades ultrassônicas. Ele produz e percebe sons que estão além do alcance da audição humana.

O társio é uma criatura que cabe na palma da mão humana, tem orelhas pontudas e olhos grandes e arredondados. Considerado ameaçado de extinção, é encontrado apenas em ilhas do sudeste da Ásia –Filipinas, Sulawesi, Bornéu e Sumatra.

O animal possui vida noturna e é difícil de ser visto na natureza –também não está em nenhum zoológico.

Por estas razões, para realizar o estudo, publicado em uma edição recente do periódico “Biology Letters”, os pesquisadores contaram com a ajuda de caçadores-coletores das Filipinas para capturar seis animais.

Jun Ramos/France Presse
O társio é encontrado somente em regiões das Filipinas, Sulawesi, Bornéu e Sumatra

Em seguida, usaram equipamentos de áudio para gravar os sons emitidos por eles.

“O társio emite sons inteiramente dentro da frequência ultrassônica”, afirmou Nathaniel J. Dominy, um dos autores e antropólogo da Universidade de Dartmouth, nos EUA.

Os cientistas notaram que os társios emitiam sons de alta frequência quando havia seres humanos por perto, possivelmente para dar um sinal de alarme. Eles parecem usar a mesma tática para advertir da presença de predadores nas proximidades, como cobras e corujas.

Apenas um pequeno número de animais emite ultrassons, incluindo os gatos domésticos e algumas espécies de morcego e roedores.

O társio também é o único primata que se alimenta apenas de pequenas criaturas como insetos, lagartixas e lagartos. Essas presas também emitem ultrassons, o que leva a crer que o társio talvez seja capaz de ouvi-los, afirmou Dominy.