O professor de golfe João Alves da Silva plantou mil árvores no Santos-São Vicente Golfe Clube. Como reconhecimento por essa ação cívica ele receberá, no próximo sábado dia 24, às 11 horas, o Diploma de Mérito Ambientalista. A homenagem é da Câmara Municipal vicentina e da Ong Linha Direta com Saúde e Cidadania.
O Diploma e medalha serão entregues no cenário mais adequado: na sede do clube de golfe (rua Pérsio de Queiroz Filho 101, no Catiapoã), onde o homenageado plantará a árvore de número 1001. Os interessados em participar da solenidade também poderão plantar árvores, ligando no telefone 13 3025-6640
Ao aplaudir a iniciativa, a presidente da Ong, Adriana Coluci, afirma que São Vicente “é uma cidade sem árvores e que necessita pelo menos de 10 mil, das mais variadas espécies”. Na opinião dela, o Golf Clube é uma exceção e exemplos como o do professor João Alves “merecem respeito e incentivo”.
O Golf club é o verdadeiro pulmão de são Vicente e Adriana Coluci presidente da Ong Linha Direta com a Saúde e Cidadania o denomina como o santuário da natureza.
Uma carta do cacique Seatle ao presidente norte-americano Franklin Pierce fortaleceu a ideia do professor  João da Silva de plantar árvores. Na missiva, o índio dizia que “os brancos sujam os céus com os fios do telégrafo, poluem os rios e cospem na terra, que é sagrada”
A paixão do professor pelo golfe nasceu com uma feliz coincidência: quando criança ele morava próximo ao São Paulo Golfe Clube, no atual bairro de Santo Amaro, na Capital. Começou a atuar como “caddie”, o carregador de material esportivo da modalidade. Arriscando-se como jogador teve sucesso e tornou-se professor naquele clube quando venceu um importante torneio.
Para ser professor no Santos-São Vicente Golfe Clube, desde 1968, passou por um processo de seleção e precisou deixar seu emprego no Banco Mercantil. Na condição de golfista, conquistou a posição de um dos cinco melhores do ranking brasileiro, participando de importantes torneios no País e na Argentina e Uruguai. Diz, com orgulho: “Tudo que conquistei na vida devo ao golfe”. Ele gosta de lembrar a visita que o príncipe de Gales fez ao clube de golfe litorâneo, em 1931. Com uma única tacada acertou o “Fole-in-one”, o que é muito raro e, até por isso, entrou para a história desse esporte no Brasil.
Sua qualidade de jogador competente desempatou, em favor de São Vicente, uma disputa no programa Cidade contra Cidade, do SBT. Uma jogada certeira derrotou a concorrente São José dos Campos. O prêmio foi uma ambulância para o Hospital são José.