Tema é abordado pela Revista NERA da Unesp de Presidente Prudente

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), política pública do Governo Federal voltada para o desenvolvimento territorial, é tema da edição especial da Revista NERA (ano 18 – n. 26). Este periódico semestral é produzido no âmbito do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos da Reforma Agrária, vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente.

Segundo os editores, o PAA tornou-se referência internacional na criação dos mercados institucionais de alimentos com o objetivo de diminuir a fome e, ao mesmo tempo, contribuir para a implementação de uma proposta alternativa de soberania alimentar.

Esta edição especial da Revista NERA contempla dez artigos. Eles detalham o PAA no âmbito do desenvolvimento rural, da articulação do campo com a cidade na aquisição de alimentos pelos mercados institucionais, da inserção das comunidades indígenas e quilombolas nestes mercados, além da apresentação das trajetórias de implementação do Programa em diferentes territórios camponeses.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que também constitui uma forma de comercialização direta dos produtos da agricultura camponesa, está no foco de alguns dos autores. “O olhar crítico é uma característica da qual compartilham os pesquisadores que expõem suas análises sobre o desenvolvimento destas políticas públicas em diferentes regiões do Brasil, bem como nas experiências de cooperação internacional apresentadas em Moçambique e na Colômbia,” destacam os editores.

O PAA foi lançado em 2003, como parte das ações do Programa Fome Zero. Um de seus méritos é tornar viável a produção camponesa e a comercialização dos produtos através das compras governamentais. Parte dos alimentos adquiridos pelo Governo Federal é doada para instituições que trabalham com indivíduos em condição de vulnerabilidade social, ou seja, tal política pública cria um elo entre os pequenos produtores e os consumidores de baixa renda.

Acesse o conteúdo da edição em
http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/issue/current