guri1A partir do dia 24 de outubro, alunos e ex-alunos em estágio avançado de aprendizado podem se inscrever em 12 regiões do Estado

De 24 de outubro a 24 de novembro, o Projeto Guri – programa de formação musical da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos – abre o processo seletivo para o ingresso de alunos e ex-alunos em seus Grupos de Referência. Criados em 2010, com o objetivo de estimular e intensificar o aprendizado e a qualificação de seus alunos e ex-alunos, os Grupos de Referência estão concentrados em 12 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Ourinhos, Presidente Prudente, São Carlos, São José do Rio Preto, Santos e Sorocaba.

Interessados devem frequentar ou ter frequentado (no caso dos ex-alunos) as atividades das turmas avançadas do programa.  Este ano, a idade mínima para participar da seleção para Bolsas Performance é de 11 anos. Para 2015, serão oferecidas 264 vagas para bolsistas. Com vigência máxima de 12 meses consecutivos, as bolsas são divididas em duas categorias e auxiliam no transporte e na alimentação de seus integrantes: Bolsa Performance, no valor de R$300,00 (trezentos reais) mensais, destinadas a alunos e ex-alunos com idades entre 11 e 20 anos e Bolsa Aprendiz, no valor de R$500,00 (quinhentos reais) mensais, destinadas a alunos, ex-alunos, além de jovens músicos convidados, com idades entre 16 e 21 anos. Quem recebe ambos os benefícios deve ter, no mínimo, 85% de frequência em aulas e ensaios.  Com papel de liderança dentro do grupo, o Aprendiz deve auxiliar, por exemplo, na montagem de partituras dos naipes, por isso, para receber esse auxílio, os perfis destes candidatos são avaliados pela equipe de Desenvolvimento Social do Projeto Guri em entrevistas individuais.guri-violoes

Candidatos que não atingirem a pontuação necessária para receber as bolsas, mas são aptos a integrar um dos grupos, concorrem a cerca de 140 vagas restantes para não bolsistas (válidas para alunos entre 8 e 18 anos) e, enquanto atuam no programa, permanecem em lista de espera para uma bolsa.

Os Grupos de Referência realizam ensaios em horários diferentes aos das aulas convencionais do Guri e são divididos em sete especialidades musicais – coro, coro e percussão, grupo de percussão, cameratas (cordas dedilhadas, cordas friccionadas e violões), orquestras, bandas de música e big band. Os grupos também realizam apresentações em diversas cidades, inclusive na capital paulista.

Interessados em participar deste programa devem preencher um formulário online, disponível no sitewww.projetoguri.org.br, a partir de 24 de outubro para o período de inscrição. As seleções serão feitas por meio de testes práticos, realizados entre os dias 1 e 15 de dezembro de 2014. Uma equipe formada por profissionais das áreas educacional e de desenvolvimento social da Amigos do Guri analisará os candidatos.

Bauru_the_rodney (4)

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CCR Autoban (municípios de Jundiaí, Campinas, Sumaré, Cordeirópolis, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste e Vinhedo); Sky (municípios de Campos do Jordão, São Carlos, Batatais, Lorena e Taubaté); Arteris (municípios de Rio Claro, Jaú, Sertãozinho, Franca e São Carlos);  Duke Energy (municípios de Fartura, Rosana, Salto Grande, Mirante de Parapanema e Sandovalina); Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (Grupos de Referência); Mercedes-Benz (municípios de São Carlos e Iracemápolis); Deloitte (municípios de Vinhedo, Elias Fausto e Santa Gertrudes); Grupo Maringá (município de Ourinhos e Itapeva); CCR SP Vias (município de Itapeva); Magazine Luiza (município de Franca); Pinheiro Neto (município de Sorocaba); Supermercados Tauste (municípios de Bauru e Marília); Banco Votorantim (município de Itapeva); GRUPO BB E MAPFRE (município de São Carlos); EDP (municípios de Aparecida, Lorena e São Sebastião); Capuani (município de Tietê); Azul (município de Campinas); Cipatex (município de Cerquilho); PPE Fios (município de Cerquilho); Secretaria de Cultura de Águas de Lindóia (município de Águas de Lindóia); Pirelli (município de Elias Fausto e Campinas); Pampilli (município de Birigui); Inforshop (município de Itu).

 

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos em mais de 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

 

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que, desde 1995, administra o Projeto Guri. De 2004 até hoje, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar.