equipe-supecoConservação de Florestas e de Rios, Agricultura Familiar, Educação Ambiental e Turismo Sustentável – Tecendo as Águas completa um ano de atividades intensas em São Sebastião e Caraguatatuba. Instituto Supereco faz 20 a os em outubro

 

O Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental,  e atua no litoral norte de São Paulo, foi premiado entre as “Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014” durante o  “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”, realizado no município de São Pedro, SP, de 1 a 4 de setembro.

 

O gestor ambiental do Tecendo as Águas, Juliano Hojah, foi premiado, no mesmo evento, no VI Concurso de Fotografia Digital Nelson Vieira, que esse ano teve como tema “Água e Energia”. Nelson, apaixonado pelas águas, foi um dos idealizadores do Diálogo, participante ativo da Comissão Organizadora e responsável pelo registro fotográfico dos encontros até 2008, quando faleceu.

 

Para a coordenadora geral do Instituto Supereco e do Projeto Tecendo as Águas, Andrée Vieira, o prêmio é um reconhecimento aos 20 anos de atuação em boas práticas do Supereco e de seus profissionais, com foco na educação ambiental e a mobilização socioambiental para a gestão compartilhada de bacias hidrográficas e corredores de biodiversidade do Brasil. “Articular e fortalecer o trabalho em rede de pessoas, instituições, patrocinadores e parceiros com ações efetivas de educação e conservação ambiental trazem força para a solução dos desafios socioambientais que enfrentamos na atualidade”, ressalta.

 

O Tecendo as Águas, que tem como uma das metas o plantio de 8,5 mil árvores nativas, já capacitou 110 educadores da rede pública de ensino da região de São Sebastião e Caraguatatuba, além de 1450 pessoas que atuam como multiplicadoras dos objetivos do Projeto e 70 gestores de diversas áreas socioambientais para se envolverem diretamente nas ações.

 

O Projeto tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Águas da Mata”, “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas” e “No Ritmo das Águas”. É realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil e conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).

 

Dialogando para unir e expandir ações

 

O Diálogo Interbacias é organizado de forma participativa e voluntária por representantes de 21 Comitês de Bacias Hidrográficas Paulistas, em reuniões periódicas e em várias cidades. Coloca na mesma mesa educadores, políticos e técnicos para que conversem e compartilhem suas experiências buscando refinar os debates de Educação Ambiental em Recursos Hídricos. Surgiu em 2003 como esforço de integração de ações educativas dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP), do Alto (CBH-ALPA), Médio (CBH-MP) e Pontal do Paranapanema (CBH-PP), visando a gestão descentralizada e participativa das águas a fim de permitir e incentivar a integração entre os gestores e a comunidade.

 

Entre os objetivos do Diálogo estão: Identificar e premiar as melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos, discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos de São Paulo, promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas e articular a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas visando a sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e florestas.

 

Sobre o Instituto Supereco:

O Supereco é uma OSCIP que atua há 20 anos (que serão completados em outubro) com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 10.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 900 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 95 publicações especializadas na área.

 

FOTOS ANEXAS: de ações recentes (de junho a agosto) como implantação de fossa biodigestora (que trata esgoto e gera adubo), implantação de cisterna para captação de água da chuva e plantio de arvores nativas com estudantes da região – todas as ações em mutirão e em Caraguatatuba … e foto da equipe do Tecendo as Águas na frente da sede do Supereco no Centro Histórico de São Sebastião

 

Saiba mais sobre o Instituto Supereco:

www.supereco.org.br

Facebook.com/institutosupereco

@institutosupereco

Projeto Tecendo as Águas:

Facebook.com/TecendoasAguas

@tecendoasaguas