DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Para alívio dos tradicionalistas, a etiqueta convencional dos casamentos reais foi restaurada ontem, com dois anúncios: 1) a rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª, conheceu o casal Middleton, pais de Kate Middleton, a noiva do príncipe William; 2) o primeiro-ministro, David Cameron, usará fraque na cerimônia de casamento, dia 29/ 4.
O Palácio de Buckingham confirmou que a rainha e seu marido, Philip, duque de Edimburgo, receberam Michael e Carole Middleton “em almoço reservado no Castelo de Windsor, hoje [ontem]”.
Ao que se sabe, é a primeira vez em que a rainha, a anfitriã oficial do casamento, esteve com o casal. A suposição de que ela não tivesse interesse em conhecê-los havia provocado estranheza.
O encontro contraria as especulações de que o casal Middleton estaria cara a cara com a monarca e seu consorte pela primeira vez no próprio dia do casamento.
Já o gabinete do primeiro-ministro britânico anunciou que Cameron irá ao casamento usando fraque, e não um terno comum.
Relatos de que o primeiro-ministro usaria um terno de trabalho suscitaram críticas de muitas partes. Em geral, ele evita usar traje formal, por receio de trazer à tona sua imagem de ex-aluno da escola particular Eton, logo, membro de elite privilegiada.
Ontem, contudo, veio à tona a versão de que a notícia de que ele usaria terno comum foi fruto de um anúncio incorreto feito a jornalistas por um de seus assessores.
Tradução de CLARA ALLAIN

Fonte: Folha de São Paulo