1311020339438As facilidades da internet e os avanços da tecnologia ajudam a pular processos poluentes que, antes, eram indispensáveis. O uso de telefone, email e redes sociais, por exemplo, diminuiu e o envio de cartas, assim como adigitalização de papéis e documentos reduz o espaço ocupado por pilhas e pilhas de papel. Melhor que isso, recursos ainda mais modernos e plataformas feitas para agilizar processos, como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica e serviços como a certificação digital, o e-CNPJ e o e-CPF, ajudam o meio ambiente e o próprio empreendedor.

No entanto, mesmo diante de tanta evolução em relação ao uso dos papéis, os impressos seguem sendo necessários e, consequentemente, fazem com que os cartuchos de tinta para impressoras sejam amplamente utilizados em diversos ramos de atividade, incluindo o uso doméstico. Assim que um cartucho novo consome toda sua tinta para a impressão, resta apenas sua estrutura plástica. Seu destino pode ser o lixo (mesmo que conscientemente descartado no cesto vermelho da coleta seletiva) ou ele pode ser reaproveitado de formas mais sustentáveis e até gerar renda.

Uma maneira de aproveitar plenamente os cartuchos vazios, que diminui significantemente seus impactos ao meio ambiente e gera renda aos profissionais do ramo, é a recarga da tinta, solução adotada com um investimento inicial baixo: uma máquina de recarga de cartucho. O equipamento faz parte de um mercado que está em alta e no qual a necessidade de constante capacitação em razão da contínua evolução da tecnologia adotada.

A recarga de cartucho feita por profissionais especializados permite que ele possa ser utilizado por mais vezes, estendo sua vida útil, contribuindo com a economia e trazendo grandes benefícios para o planeta! Caso o cartucho esteja deteriorado ou haja qualquer razão que impeça a recarga de tintas, ele deve, por fim, ser  reciclado para a composição e fabricação de novos cartuchos.

A preocupação com o descarte da grande quantidade de cartuchos usados chegou até seus fabricantes e isso pode ser verificado nos sites oficiais de cada indústria. Alguns fabricantes oferecem gratuitamente um serviço que retira os cartuchos em domicilio ou empresa e outros disponibilizam pontos de coleta de cartuchos vazios. A HP, por exemplo, oferece as duas possibilidades em seu programa de reciclagem.

Os fabricantes aproveitam o plástico dos cartuchos vazios, que é processado e reciclado para a fabricação de novos cartuchos. Mas ainda não há técnica de reaproveitamento para dos demais componentes do produto, como partes metálicas e resíduos de tinta. Sendo assim, muitas vezes o melhor é não dispensar o cartucho usado. Por isso a opção mais sustentável é primeiro evitar o uso desnecessário de papel, depois preferir recarregar corretamente a tinta dos cartuchos de impressoras para estender ao máximo sua vida útil e, por último, entregar o produto vazio para que ele seja reaproveitado pela fabricante.